sexta-feira, 5 de maio de 2017

TRIANGULO

Projeto resgata valor histórico de bairro Triângulo


Fortalecer e valorizar a cultura local, este é o objetivo do projeto O Triângulo Renasce que acontece neste sábado (06), às 16 horas na rua Rio Machado, km 01 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Artistas, pensadores, historiadores e comunidade em geral se farão presentes neste ato inicial de reconhecimento da importância do mais antigo bairro da capital.
Surgido no inicio da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no século passado, recebeu este nome devido a linha férrea que existia na área e fazia um triangulação para retorno das locomotivas mais pesadas. Para as maquinas menores e mais leves era utilizada a “Rotunda” na entrada da oficina.
Foi no bairro Triângulo que organizada pelo ferroviário Joventino Ferreira Filho se originou uma quadrilha junina com o nome “Flor do Maracujá”, que hoje empresta seu nome ao maior Arraial Junino da Região Norte.
É pensando justamente nesta riqueza e diversidade cultural que permeia a história do local e junto ao um pôr do sol mirabolante que moradores, com o auxílio do vereador Professor Aleks Palitot lançam “este projeto que é um verdadeiro resgate de nossa cultura”, ressalta o vereador e historiador.
Durante o tempo de duração da festividade estão previstas atrações como a Aula Barco com o professor Aleks Palitot, intervenções culturais com os historiadores Mário Sávio e Rita Clara, o memorialistas Anísio Gorayeb e apresentações musicais de MPB e ritmos regionais com os músicos Danilo, Eduardo barros, Dudu e Aldenice.


Nenhum comentário: