terça-feira, 30 de maio de 2017

Lenha na Fogueira 31.05.17

Enquanto em Porto Velho as festas juninas estão a mil por hora, basta lembrar que estão acontecendo simultaneamente, o Arraial Flor de Cacto todas as noites no bairro Caladinho.
*******
Sábado que vem dia 3, vai acontecer no Mercado Cultural o Arraial Municipal com apresentações de grupos folclóricos e a famosa quadrilha improvisada, que, pasmem. Terá o Judilson da Funcultural como “Velho”, o Eudson como “Padre”, o Buchada como “Guarda” a Jória como “Velha” e o Ocampo como “Marcador”. Dizem que o prefeito será o “Juiz” e o Tatá o “Escrivão”.
*******
Domingo mais uma vez, a Semdestur promove o “É São João no Mercado Cultural” com apresentações de grupos de Quadrilha e Boi Bumbá.
*******
O que quero informar de verdade, é que recebi na tarde de ontem, a visita do Rafael Lira radialista e ativista cultural em Itapuã do Oeste. Lira como é mais conhecido, veio tratar da divulgação do “Arraial das Mangueiras” que vai acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho.
********
Quem estar nessa organização com o Lira é o meu amigo Allan Porronca, Amo do Bumba Meu Boi “Estrela do Jamari”. Aliás, o Bumba Meu Boi “Estrela do Jamari” será uma das atrações do Arraial. De Porto Velho vai o Boi Bumbá Campeão do Flor do Maracujá Corre Campo o Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental.
*******
Tá certo que a festança em Itapuã, só vai acontecer no mês de julho, porém, não custa nada trabalhar a divulgação com bastante antecedência, que é para os turistas se programarem para visitar a capital da cassiterita em Rondônia.
********
Sou vizinho do Arraial Flor de Cacto e posso dizer, que realmente o evento coordenado pelo Clodoaldo Negaça tá fazendo o maio sucesso, mais do que no ano passado. Segunda feira 29, não dava pra andar com tanta gente.
*******
Na arena a quadrilha da Laura a Forte Príncipe, dava show e o público que literalmente lotou arquibancadas e camarotes, aplaudia calorosamente. Foi tão aplaudido que os quadrilheiros da Forte Príncipe foram pra casa se imaginando campeões do concurso do Cacto.
*******
Hoje é a vez da quadrilha do Allan Berg a Nova Estação se apresentar para os jurados e o público do 20º Arraial Flor de Cacto.
*******
Ano passado a Nova Estação apresentou no Flor do Maracujá a história da Madeira Mamoré e a música tema foi tema era de minha autoria “Balanço do Trem”, espero que eles apresentem esse tema hoje no Cacto. Estarei lá dançando xaxado. Vamos nessa Allan!
*******
Por falar em Cacto, quem está se revelando como apresentador de Arraial, são os folcloristas Jardesson e Rodrigo, os caras dão show na locução. Quem marca presença toda noite, é o secretário da Semdestur Júlio César com sua fiel escudeira Ciane.
*******
Agora os Bois Bumbás de Porto Velho tem uma entidade representativa, trata-se a Liga Guarnicê de Boi Bumbá”. O primeiro evento da Guarnicê vai acontecer no dia 10 de junho, é a Feijoada dos Bumbás que será servida no Bar da Olga que fica a rua Campos Sales na Zona Sul.
*******
Todos os bumbás estão empenhados no sucesso do evento. Os presidentes de cada grupo, são os responsáveis pela venda dos convites/feijoada que custa apenas R$ 20. A idéia é, dentro em breve, todos os bois deixarem a Federon apenas para os grupos de quadrilhas. Já era tempo dos bois darem o grito de independência. Sucesso!
*******
O Fernando da Federon não está gostando dessa concorrência não. Aceitou com um ar de insatisfeito. Afinal de contas, são menos dez votos quando houver eleição na Federon.
*******
No Flor do Maracujá de 2018, com certeza cada entidade, cuidará do seu estilo de dança, a Federon das quadrilhas e a Guanicê dos bois bumbás. Quero ver quem vai falar mais forte!

Nenhum comentário: