quarta-feira, 3 de maio de 2017

Lenha na Fogueira - 04.05.17




Mal começaram as notícias sobre o Arraial Flor do Maracujá e já me entra um cidadão, se dizendo blogueiro, postando que os grupos folclóricos assim como as escolas de samba deveriam procurar meios para se apresentarem, sem que para isso, receba dinheiro do governo, e coisa & tal.
*******
Não sabe ele, que o governo desde de 2013 não repassa nenhuma arruela em espécie, aos grupos folclóricos. Quem ainda andou disponibilizando algum subsídio foi a prefeitura, mesmo assim em se tratando de grupos folclóricos, muito pequeno.

********
O governo quando repassa algum dinheiro aos grupos, é como contratação do show que os mesmos apresentam durante o Arraial Flor do Maracujá. Quer dizer, o governo paga cachê para os grupos se apresentarem de portões abertos para o público. Em suma, o governo paga o ingresso do povo e nada mais.
********
Não existe dinheiro público nas apresentações das quadrilhas e bois bumbás, existe quando acontece, o pagamento de cachê para esses grupos se apresentarem. Certo?
*******
Outra polêmica que surgiu em alguns sites, foi que a Federon estaria trazendo a Porto Velho, o Grupo de Forró Fala Mansa de São Paulo.
********
A Federon não está trazendo e nem negociando show com o Grupo Fala Mansa. Quem está nessa negociação, é o funcionário da Funcultural Judilson Dias, que procurou a diretoria da Federon oferecendo o show dos forrozeiros paulistas. O negócio é aproveitar a estrutura que estará montada no Parque dos Tanques para a realização do Flor do Maracujá e nada mais.

*******
Só que o Flor do Maracujá caso seja mantida a decisão tomada na reunião do último dia 1º, onde ficou acertado que o Arraial começa no dia 21 de junho e termina no dia 2 de julho. Como o Fala Mansa só pode se apresentar em Porto Velho no dia 3 de julho, fica quase impossível a Federon entrar na parada.
*******
De acordo com a gerência de cultura da Sejucel. O contrato com a empresa que vai montar a estrutura do Flor do Maracujá, diz que a festa vai terminar no dia 2 de julho. Fabiano disse que caso a negociação com o Fala Mansa seja concretizada, os promotores do show, terão que conversar com os donos da empresa, para que este concorde em desmontar a estrutura só a partir do dia 4.
*******
Meu amigo Judilson não quer entender de jeito maneiro essa explicação que passamos pra ele. Radicalizou e ficou nervosinho. Sossega leão!
*******
Bom, tudo está correndo para que o Flor do Maracujá seja aberto realmente, no dia 21 de junho. Se isso acontecer, a Federon estará trazendo de volta a festa junina, para o mês de junho, coisa que faz muito tempo não acontece.
*******
Vale salientar que desde de 2014 o Arraial Flor do Maracujá é de responsabilidade da Federação de Grupos Folclóricos – Federon, por isso, cabe a sua diretoria marcar e desmarcar as datas do evento.
*******
Fernando Rocha inclusive, participou de entrevista na manhã de ontem num canal de TV, falando que o Flor vai começar no dia 21 de junho. Se o presidente falou, tá falado!
*******
Disse Fernando Rocha que, caso a prefeitura não consiga recurso para os grupos, mesmo assim, a festa vai acontecer. Acredito, pois a turma do folclore é diferente das escolas de samba. Em 2013 os grupos se apresentaram no Flor do Maracujá sem contar com ajuda nenhuma e fizeram bonito.
*******
Este ano, graças a equipe da Sejucel comandada pelo Rodnei Paes, a estrutura já está contratada e com isso a Federon pode marcar a data do início da festa sem risco de no dia da abertura, não ter arquibancada, camarote, palco, som e iluminação. Já está tudo certo.
********
Vem aí com subsídio ou sem subsídio, a 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá

Nenhum comentário: