terça-feira, 16 de maio de 2017

Lenha na Fogueira 17.05.17

Na tentativa da realização da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, evento mais conhecido como Arraial Flor do Maracujá, os grupos folclóricos, em especial as Quadrilhas Juninas, estão ensaiando e participando de tudo quanto é concurso realizado pelas coirmãs.
*******
Até porque, na próxima semana, melhor escrevendo, sexta feira que vem dia 26, começa o Arraial Flor de Cacto no bairro Caladinho.
********
Aliás, o Flor de Cacto volta a realizar concurso entre os grupos de quadrilhas que se inscreveram e com premiação em dinheiro. Isso quer dizer, que o bicho vai pegar na arena do Campo do Caladinho.
*******
Quando a turma dos bois bumbás soube que o Negaça premiaria os grupos de quadrilhas, criaram o maior caso. “Quando tem dinheiro na parada os bumbás ficam de fora”. Foi aí que a direção do Flor de Cacto tranqüilizou os dirigentes dos bois que costumam se apresentar no segundo maior evento folclórico de Porto Velho o  Arraial Flor de Cacto, explicando que os grupos de bois serão convidados. Quer dizer, não vão participar de concurso e mesmo assim vão receber cachê.
*******
Após as explicações, tudo voltou ao normal e o certo, é que tá todo mundo eufórico para que chegue logo o dia 26 para o Flor de Cacto iniciar.
*******
Tudo indica que o concurso do Flor de Cacto será a prévia do que vai acontecer no Flor do Maracujá 2017. Por sinal existe um, porém, nesse caso, sobre o Flor do Maracujá.
*******
Acontece, que pelo menos até ontem à tardinha, quando do fechamento desta coluna, a direção da Federon não havia recebido nenhum sinal, de que contaria com recursos para passar aos grupos.
*******
Já está praticamente decidido, (até porque não dar mais tempo) que a Funcultural não vai repassar nenhum tostão para os grupos montarem seus temas.
*******
O prefeito Hildon prometeu e cumpriu intervir junto a uma grande empresa, no sentido desta patrocinar os grupos, porém, como disse, até ontem a tarde, nada havia sido informado à Federon sobre se a empresa vai ou não concordar com o patrocínio. Na minha humilde experiência acho que vai.
*******
Sabe por quê? Porque a empresa encaminhou um formulário à Federon solicitando informações sobre as apresentações dos grupos no Flor do Maracujá, isso já ha alguns dias. A resposta ficou de ser dada semana passada. Ontem a assessoria da empresa informou que provavelmente a resposta será dada até amanhã (quinta feira).

********
Diante da expectativa, a direção da Federon, provavelmente, deverá adiar o início do Flor do Maracujá para o início de julho. “Caso saia o recurso esperado, não dar mais tempo para os grupos se prepararem para abrir o Flor no dia 21 de junho”, disse o presidente Fernando.

*******
Porém, caso a resposta da empresa seja negativa, a idéia é realmente começar o Arraial no dia 21 de junho. “Ai vamos ver se realizamos o concurso ou apenas mostra”.

*******
Tem um detalhe, informou o presidente da Federon Fernando Rocha, “Como o governo estadual cumpriu sua parte e já contratou a estrutura de arquibancada, som, palco e iluminação não tem porque não realizarmos o arraial”.

********
Por outro lado, a Federon entrou com uma consulta junto ao MP para saber da possibilidade de cobrar  ingresso no Flor do Maracujá. “Seria um valor a título de colaboração do público para os grupos. Estamos pensando em apenas R$ 2 (Dois Reais)”.
********
Tudo isso não tem nada decidido. Caso a empresa concorde em patrocinar os grupos, os portões serão abertos.

********
Uma coisa é certa, os grupos estão se virando mais que charuto em boca de bêbado, no sentido de fazer bonito em suas apresentações no Flor do Maracujá, seja concorrendo ao título de melhor ou apenas participando da Mostra.


Nenhum comentário: