quinta-feira, 25 de maio de 2017

Lenha na Fogueira - 26.05.17


Olha só que coisa bacana (até que enfim)! A prefeitura de Porto Velho através da Funcultural realiza a partir de hoje, o 1º Fórum Municipal de Cultura que tem como tema central “Politicas Públicas para a Cultura Sustentável”.
********
O evento vai acontecer no Teatro Banzeiros,com abertura marcada para as 19 horas desta sexta feira 26. Na noite de hoje será feito o credenciamento dos interessados em participar e logo depois, a Orquestra do Colégio Vicente Rondon se apresenta, executando o Hino do Município e o Hino de Rondônia e mais cinco músicas.
********
A seguir haverá apresentações de Capoeira, Umbanda, Afoxè e show de MPB com músicos convidados para o momento (ninguém falou em cachê. Pelo visto, é tudo na nase da colaboração, pois a Funcultural não tem recurso nem pra comprar uma bala).
********
O bicho vai pegar de verdade, é a partir das 8 horas de amanhã sábado dia 27. Com a presença do representante do Ministério da Cultura para a região Norte Alberdan Silva e da presidente da Fundação Elias Mansur de Rio Branco Acre Carlas Martins. Os dois vão discorrer sobre o Sistema Nacional de Cultura e sobre a importância do Conselho Municipal de Cultura.
*******
Mais uma vez, temos que lembrar, que este não será o primeiro Fórum, pois o próprio Judilson que está a frente da programação do evento que começa hoje, foi o responsável pela implantação do Sistema Municipal de Cultura e formação do Conselho durante Fórum que aconteceu no auditório do Instituto de Educação Carmela Dutra durante o qual fui eleito junto com ele (Judilson) Delegado Municipal escalado para representar Porto Velho na Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu em Cacoal. Lembra disso “gordinho”?
*******
Aliás, a presidente do Conselho Municipal de Cultura do município de Porto Velho era ou ainda é a Golda Barros, que se mudou para Guajará Mirim e ninguém mais se interessou pela entidade. O certo é que tanto o Conselho como as Setoriais pararam de funcionar.
********
Ha alguns dias, o Gordinho Judilson recebeu do Ocampo a missão de reativar as Setoriais de Cultura e o Conselho, fato que começa a se desenhar positivamente a partir da noite de hoje.
*******
É de vital importância que todos de todos os segmentos culturais, participem desse Fórum, pois, além de se discutir políticas públicas parta a cultura sustentável, serão eleitos os novos Conselheiros.
*******
Somente com o Conselho de Cultura funcionando, o prefeito pode autorizar a Fazenda Municipal, depositar os valores no Fundo de Cultura. Sem o Conselho o Fundo de Cultura não pode existir.
*******
A pauta do Fórum é a seguinte: Sábado dia 27, Das 08 as 10 horas Os grupos de trabalho vão debater sobre o 4 eixos.
********
Das 10h30 as 12 horas – Formação de Grupos para discussão de planos de cultura de cada Setorial. Das 12 as 14 horas intervalo para almoço.
*******
Das 14 as 16 horas - Formação dos grupos por Setorial para elaboração das propostas por setorial. Apresentação das propostas para formação do documento final.
********
Das 18 as 19 horas, Coquetel de encerramento e atração cultural com o show “Mano (in) Saturo” com o músico Marco Biesek e lançamento do CD Café.
*******
Então meus amigos, de todas as Setoriais da Cultura no município de Porto Velho. A pedida de hoje e amanhã é o Fórum Municipal de Cultura que vai acontecer no Teatro Banzeiros com a abertura marcada para as 19 horas desta sexta feira.
*******
Pra não ficar só no Fórum, lembramos que hoje começa o segundo maior Arraial Junino de Porto Velho o Flor de Cacto. O Negaça convida todos de todos os segmentos culturais, para após o coquetel de abertura do Fórum, irem até a Zona Sul apreciar apresentações dos grupos folclóricos.


Nenhum comentário: