terça-feira, 23 de maio de 2017

Lenha na Fogueira 24.05.17


Dessa vez é pra valer, os folcloristas bateram o martelo e o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer entre o dia 3 e 16 de JULHO.
*******
A vontade da diretoria da Federon era iniciar a festa no dia 21 de junho, porém, a demora para se conseguir patrocínio financeiro para os grupos se aprontarem, fez com que a direção da Federação transferisse com o apoio da maioria absoluta dos filiados o início da Arraial para o dia 3 de julho.
*******
Ha algumas semanas, aproveitando o gancho do presidente Fernando Rocha, sugerimos neste espaço, que o Flor do Maracujá iniciasse no dia 1º de julho. Acontece que entrou na parada a solicitação da Funculural para a realização do show do Grupo Fala Mansa e esse grupo, só tem disponível, a data de 3 de julho para vir a Porto Velho.
*******
De qualquer maneira, se o Arraial começasse no dia 21 de junho, terminaria no 3 de julho com o show do grupo paulista. Agora ao em vez de encerrar, o Fala Mansa vai iniciar o Arraial.
*******
Com isso, ganha o público e em especial os barraqueiros que terão mais dois dias de bônus. Já que o Flor do Maracujá só vai terminar pra valer no dia 16 de julho.
*******
E não adianta virem pra cá, cobrar que o Flor do Maracujá está sendo realizado Fora de Época, que nós da Cultura Popular, não vamos aceitar. Sabe por que?
*******
Porque são os dirigentes de grupos que sabem onde o sapato aperta, em se tratando de montar um espetáculo no estilo dos apresentados pelos nossos grupos folclóricos. Se por acaso não se conseguisse recursos para os grupos, a Federon começaria a festa no dia 21 de junho, sabem por que?
*******
Porque não haveria competição e os grupos iriam se apresentar com as indumentárias que se apresentaram no ano passado.
*******
Vale salientar, que o Arraial Flor do Maracujá só passou a ser de responsabilidade da Federon em 2014, justamente no ano da cheia histórica do Rio Madeira.
*******
Vale lembrar que antes, o governo repassava recursos para os grupos se aprontarem, coisa que desde de 2012 não acontece. Hoje o governo do estado coloca apenas a estrutura de arquibancada, sonorização e iluminação.
*******
Vale salientar, que ano passado, Prefeitura disponibilizou para os grupos investirem em seus temas, mais de 500 Mil e este ano, por ser o primeiro ano da nova administração municipal e a Funcultural contar com um orçamento menor que Hum Milhão para ser mais preciso R$ 800 Mil, para promover a cultura durante o ano todo, ficou inviável o repasse aos grupos.
*******
Levando-se em consideração, que mesmo assim, o prefeito conseguiu patrocínio junto a empresas privadas, para que os grupos invistam em suas fantasias e alegorias e que esses recursos ainda não foram repassados.
*******
E mais, para montar um tema para apresentar no Flor do Maracujá o grupo precisa de no mínimo 30 dias, por isso a Federon deu mais 15 dias ao começar o evento só no dia 3 de julho.
*******
Mesmo assim, no próximo sábado dia 27 (agora) a Federon vai oferecer coquetel a imprensa, autoridades, patrocinadores e convidados especial de lançamento do Arraial Flor do Maracujá 2017.
*******

Agora é pra valer, o Arraial Flor do Maracujá vai começar no dia 3 de julho de 2017!

Nenhum comentário: