quinta-feira, 25 de maio de 2017

Arraial Flor de Cacto começa nesta sexta feira

Grupo Waitiku Mayakan abre o Flor de Cacto

 A XX edição do Arraial Flor de Cacto começa nesta sexta feira 26, no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho em Porto Velho.
Após algumas dificuldades enfrentadas pela diretoria da Associação que coordena o Arraial da Zona Sul. “Infelizmente a Funcultural não atendeu nossa solicitação no que diz respeito à contratação de arquibancadas e com isso, tivemos que ir até a cidade de Cacoal contratar por nossa conta”, disse o presidente Clodoaldo Negaça.
História do Flor de Cacto
Há vinte anos, o vereador Rubão Matias que até hoje reside no Birro Caladinho, junto com seu colega vereador Rubinho Luz criaram o Projeto “Arraial Flor de Cacto” cujo principal objetivo, era e continua sendo, proporcionar a cultura popular das danças de Quadrilhas e Bois Bumbás aos moradores do bairro Caladinho e demais bairros da Zona Sul.
O Arraial já nasceu com pompa de grande evento, montado no Campo de Futebol 1º de Maio. Enquanto Rubão e Rubinho permaneceram vereador o Arraial contou com o apoio da prefeitura de Porto Velho. Os dois acharam de deixar a política não mais participando de eleição partidária e passaram a coordenação do evento, para a Associação dos Moradores do Bairro Caladinho e aí o Flor do Cacto conseguiu se manter no mesmo nível, com a direção do Barreto.
Com o tempo o Flor de Cacto ganhou o status de segundo maior Arraial Junino de Porto Velho (perdendo apenas para o Flor do Maracujá), fato que permanece até os dias de hoje. Durante alguns anos, a Federon realizou o Concurso de Eliminatórias no Flor de Cacto, ali também algumas vezes foram realizados os concursos das Rainhas de Quadrilhas juninas.

O Flor de Cacto chega a sua 20ª edição, sob a presidência do engenheiro civil Clodoaldo Negaça e volta a realizar concurso entre os grupos de quadrilhas.
A solenidade de abertura do Flor de Cacto na noite de hoje 26, começa às 20 horas, com a presença de autoridades constituídas, patrocinadores e representantes dos grupos folclóricos. Após os discursos de praxe, a coordenação convidou para se apresentar na arena do Campo 1º de Maio a partir das 21 horas, os grupos de dança de toada de boi Watiku Mayakan e Cia. Yaporanga.
A galera também terá a oportunidade de dançar após as apresentações dos grupos folclóricos, sob o som da Banda de Forró Café Com Leite que vai tocar até as duas horas da madrugada.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Sábado 27 - Matutos do Guaporé e Matutos do Socialista.
Domingo 28 - Girassol das Três Marias
Segunda feira 29 - Forte Príncipe
Terça feira 30 - Rosa Divina
Quarta feira 31 - Nova Estação
Quinta feira 1º de junho – Junina Coração Dourado (convidada) e
A Roça é Nossa;
Sexta feira 02 de junho - JUABP e Mocidade Junina
Sábado dia 3 de junho - Flor da Primavera e a Rádio Farol adulta
Domingo dia 4 de junho - Rádio Farol Mirim e Mocidade de Humaitá (convidadas especiais) encerram a 20ª edição do Arraial Flor de Cacto.


Nenhum comentário: