quarta-feira, 31 de maio de 2017

Lenha na Fogueira - 1º.06.17


Não tem como não ficar revoltado, com essa notícia aí de cima, confirmando que Rondônia não teve nenhuma festa popular inserida no calendário do Ministério do Turismo.
*******
Ainda terça feira, postei nesta coluna, que Porto Velho pode ser eleita como a cidade que abriga realmente, o Maior São João do Mundo, já que nossas festas juninas começam em maio e só terminam no mês de agosto.
*******
Aí acordo na manhã de ontem, com a turma da Federação de Grupos Folclóricos indignada com a divulgação de que Rondônia, não teve nenhuma festa popular incluída no calendário do Ministério do Turismo.
********
De quem será a responsabilidade de enviar ou cadastrar no Ministério do Turismo as festas populares do estado ou das cidades rondonienses? Seriam os promotores dessas festas, ou os órgão de turismo das prefeituras e governo estadual?
********
Apenas a título de lembrança. No naipe festas populares podemos citar.:A Festa do Divino Espírito Santos no Vale do Guaporé; o Duelo na Fronteira em Guajará Mirim; o Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho; as Exposições Agro Pecuárias que acontecem praticamente em todos os municípios. Pelo menos as Expoari e Expojipa deveriam entrar para o calendário nacional como turismo de eventos.
*******
Especificamente em Porto Velho, além do Flor do Maracujá, temos o Carnaval de Rua com os Blocos Banda do Vai Quem Quer o maior bloco da região Norte e um dos maiores do Brasil; Galo da Meia Noite; Murupi. Os blocos que fazem parte do circuito da Jatuarana na Zona Sul.
*******
A Parada GLBT e a Marcha para Jesus também podem ser incluídos como cultura popular. Nada disso, de acordo com o Ministério do Turismo existe como atração turística no estado de Rondônia.
*******
Não foi atoa, que na seção de terça feira 30, da ALE alguns deputados questionaram o governo estadual, sobre o investimento no segmento cultural na capital de Rondônia, ou seja, em Porto Velho.
*******
Lembraram que o governo estadual só investe nos eventos que acontecem em cidades do interior, se referindo a Rondônia Rural Show que aconteceu em Ji Paraná e recebeu por parte do governo estadual, total apoio, inclusive investindo muito na estrutura da nova área.
*******
Me diga aí, quanto foi investido em publicidade para a divulgação da RRS, e quanto será investido na divulgação do Flor do Maracujá, do Duelo na Fronteira e Festa do Divino? Sabe quanto PN (porra nenhuma)
*********
Nas redes sociais, a turma tá usando o termo: É uma vergonha, Rondônia não ter entrado no calendário das festas populares do Ministério do Turismo.
********
Não sei não, mas, essa notícia que está nos jornais de todo o Brasil, realmente envergonha aos que trabalham com a Cultura Popular no Estado de Rondônia. Que pena que a visão dos nossos governantes, é cega quando se trata de cultura popular. Aliás, quando se trata da cultura de modo geral!
*******
Não vou estranhar se publicarem justificativas colocando a culpa nos grupos folclóricos e nas entidades que trabalham com a cultura popular. Esse é o costume dos nossos governantes, infelizmente.
********

Sabe de uma coisa, vou para o evento turística que está acontecendo todas as noite em Porto Velho no bairro Caladinho. É o Arraial Flor de Cacto, que hoje apresenta a quadrilha A Roça é Nossa. Salve o dia do Quadrilheiro!

Nenhum comentário: