sábado, 27 de maio de 2017

Lenha na Fogueira - 28.05.17

O Arraial For de Cacto começou na última sexta feira 26, e como até já está se tornando tradição, uma torrencial chuva caiu sobre a cidade até minutos antes da solenidade de abertura oficial do evento.
********
O nervosismo estava visível no semblante dos coordenadores do Arraial. A preocupação maior, era se, apesar da quantidade de areia que havia sido espalhada no espaço do Arraial, não se transformaria em lama, o que, com certeza, inviabilizaria o desenvolvimento das coreografias dos grupos folclóricos. Quando a chuvarada passou, a turma comandada pelo Clodoaldo Negaça pulou de satisfação, pois o terreno ficou praticamente sem nenhuma poça d'água e então, foi realizada a solenidade de abertura do 20º Arraial Flor de Cacto, com discursos inflamados, criticando a prefeitura e em especial, a direção da Funcultural por não terem colaborado com a contratação da estrutura de arquibancada. Depois o grupo Waitiku Mayakan se apresentou e tudo voltou ao normal e a festa foi até o amanhecer de sábado.
*******
Ontem começou o concurso que vai eleger o melhor grupo de quadrilha junina do Arraial Flor de Cacto 2017, a premiação ao primeiro colocado é de R$ 2 MIL Na realidade a direção do Flor de Cacto vai premiar até o sétimo colocado.
*******
Ontem quem dançou, foram os grupos Matutos do Guaporé e Matutos do Socialista, três jurados estão avaliando as apresentações nos seguintes quesitos:
*******
Animação e Evolução do Grupo; Coreografia e Evolução dos Passos; Casal de Noivos; Padre e Sacristão; Juiz e Escrivão; Guarda; Lampião e Maria Bonita; Marcador; Caçador; Seringueiro; Casal de Velho e Rainha Junina. A pontuação é de 8 a 10. O Regulamento não fala se a nota poderá ser fracionada.
*******
Neste domingo dia 28, quem vai se apresentar para o público e os jurados, é a Junina Girassol das Três Marias. O início da apresentação da Quadrilha do Bené, está marcado para as 22h30 – (dez e meia da noite). Depois o forró come no centro até a madrugada.
*******
Lembrando que o Arraial Flor de Cacto, está montado no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho e a entrada é franca. Tem um detalhe, o espaço está muito bem compactado com areia, o que pode se dizer, não tem lama
*******
Hoje tem apresentações folclóricas no Calçadão Manelão pelo Projeto “É São João no Mercado Cultural”. As danças começam as 19 horas. Quatro grupos folclóricos estarão se apresentando: Boi Bumbá Diamante Negro, Boi Mirim Mancha Negra; Quadrilha Rosa Divina e Quadrilha Matutos do Socialista.
********
Com certeza a festa de hoje no Mercado Cultural vai ser muito boa, até porque, as Juninas Matutos do Socialista e Rosa Divina são consideradas como destaque entre os grupos que se apresentam no Flor do Maracujá.
*******
Por falar em “É São João no Mercado Cultural”! O bumbá Corre Campo atual campeão do Flor do Maracujá, mandou avisar, que em breve vai se apresentar no projeto da Semdestur. Dona Branca disse que o Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental caso aconteça a disputa entre os grupos de bois bumbás no Flor, vai em busca do tri campeonato. Os contrários que se cuidem.
*******
Quem está com tudo e não está prosa, é a direção da Federon. A turma comandada pelo Fernando Rocha está deixando o espaço onde será montado o Arraial Flor do Maracujá este ano, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), um “brinco”, palmas para o Severino Castro.
*******

Quer falar comigo morena? Tô no É São João no Mercado Cultural”! Vai lá!

Nenhum comentário: