quinta-feira, 4 de maio de 2017

Lenha na Fogueira 05.05.17


Hoje é o dia da Comunicação. Dia de Rondon o patrono do nosso estado. É como prega o superintendente da Setur Júlio Olivar “Temos a honra de viver no único estado brasileiro cujo nome homenageia um herói de nossa pátria”.

*******
Pode até existir alguém que goste de Rondon igual ao Júlio Olivar, porém acho difícil. Ele como Superintendente de Turismo do Estado de Rondônia transformou, aliás, incentivou a criação do prato “Pirarucu Rondon” e o transformou no prato oficial da culinária rondoniense. Conseguiu que fosse criado o Memorial Rondon que hoje é mantido pelo exército braasileiro em parceria com a Setur, batizou a ponte do rio Madeira como “Ponte Roosevelt/Rondon” entre outras coisas. Agora tá batalhando para reativar a Casa de Rondon em Vilhena. É realmente um apaixonado pela obra do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

*******
Inclusive neste 5 de maio, estará agraciando algumas pessoas, com o Diploma de Honra ao Mérito – Marechal Rondon. A solenidade vai acontecer no Memorial que fica na antiga Vila de Santo Antônio. Vai lá rondonista!

*******
Antigamente o dia de hoje era feriado estadual. Hoje se não fosse essa atividade promovida pela Setur, com certeza, nem os governadores que estão participando do 14º Forum de Governadores da Amazônia Legal, tomariam conhecimento da data.

*******
Por falar em turismo, hoje o Ministro do Turismo Marx Beltrão encontra-se em Porto Velho onde participa do Encontro dos Governadores da Amazônia Legal. Em entrevista concedida a imprensa em um dos trechos, ao responder pergunta sobre o turismo de Rondônia o ministro respondeu:

********

Marx Beltrão – Rondônia, assim como outros destinos da Amazônia, tem um forte potencial para o ecoturismo, turismo de natureza e aventura e também vocação para o turismo de negócios eEVENTOS devido às atividades econômicas relacionadas à agricultura e pecuária. No Mapa do Turismo Brasileiro o estado aparece com quatro regiões turísticas (Caminhos de Rondon, Guajará-Mirim, Porto Velho e Vale do Guaporé) integradas por 14 municípios, que o Ministério olha com especial atenção. A estruturação dos destinos com a melhoria da infraestrutura e das condições de atendimento ao visitante é fundamental para o estado ter no turismo uma atividade que de fato faça a diferença na economia local, na diminuição das diferenças regionais e seja uma alavanca de desenvolvimento sustentável.

**********
De que forma o Ministério do Turismo tem contribuído para que Rondônia consiga avançar no turismo.

*********
Marx Beltrão – Dentro do seu escopo de trabalho o MTur apoia a estruturação dos destinos com ações diversas que inclui, entre tantas outras, projetos de qualificação, de promoção dos atrativos dos municípios, e, atuamos fortemente, com investimentos na melhoria da infraestrutura turística de nossos destinos.

*******
Com o estado de Rondônia temos um histórico de 122 contratos de repasse no valor de R$ 62,47 milhões, desde 2003, e 92 obras concluídas, das quais podemos citar a restauração de trechos da estrada de ferro e do complexo Madeira-Mamoré, um dos principais ícones do turismo do estado. No momento, estão sendo executadas 17 obras em todo o estado no valor de R$ 18,15 milhões, considerando obras em andamento, paralisadas e não iniciadas. Esses dois últimos casos só dependem da apresentação de documento ou da resolução de questões pontuais para os investimentos serem retomados ou iniciados.

*******
Em determinado trecho da resposta o Ministro Cita o Turismo de Eventos. Coisa que em Porto Velho faz muito tempo não se pratica.

*******

Que tal colocarmos o Arraial Flor do Maracujá nessa pauta?

Nenhum comentário: