segunda-feira, 29 de maio de 2017

Lenha na Fogueira - 30.05.17


Você sabia, que Porto Velho pode ganhar o título da cidade brasileira que abriga o maior festejo junino, ou como querem os nordestino de Campina Grande na Paraíba e Caruaru em Pernambuco “O Maior São João do Muno”?
**********
Nas duas cidades nordestinas, a festa acontece durante o mês de junho. É aí que Porto Velho entra na disputa.
**********
O que se classifica como Festa de São João ou Festa Junina nos dias de hoje, são eventos que promovem danças de quadrilhas, bois bumbas e outras como no Amazonas “cacetinho”, “pássaros” e tantas outras danças folclóricas.
*********
E por que Porto Velho está pleiteando o título de Cidade onde é realizado o maior São João ou Festas Juninas?
*********
Porque na capital de Rondônia os arraias juninos, começam no mês de maio e só terminam no mês de agosto.
*********
Aliás, começou no dia 26 deste mês, com o Arraial Flor de Cacto que vai até o dia 4 de junho. Depois começa o ArraiáLeste de 9 a 18 de junho; O Arraial da Amizade começa no dia 26 de junho e termina n o dia 2 de julho,
********
Aí chega o Flor do Maracujá que vai começar no dia 3 de julho para terminar no dia 16.
*********
A Liga dos Arraiais dá um tempo pra turma descansar do Flor do Maracujá, para no dia 21 de julho, abrir o Arraial “Comunidade no Sertão” no bairro Esperança da Comunidade. Esse vai até o final do mês.
**********
No início de agosto, as apresentações folclóricas, acontecerão no tradicional Arraial da AFA no bairro do Areal.
*********
Pra finalizar, tem a Semana do Folclore que vai começar no dia 20 de agosto e terminar no dia 27.
*********
São exatamente três meses de festa junina. Por isso estamos dizendo, que o São João de Porto Velho, pode ser considerado o Maior São João do Mundo.
**********
Por falar em Arraial, o Flor de Cacto está com tudo e não está prosa. Aliás, está muito prosa. Pois, apesar da direção do evento reclamar muito da Funcultural que não se responsabilizou pela contratação da arquibancada e camarote.
********
A Funcultural é uma das maiores apoiadoras do evento dirigido pelo Clodoaldo Negaça.
*********
A Funcultural está sim apoiando a realização do Flor de Cacto. O único item que ficou fora do apoio da Funcultural foi o da estrutura de arquibancada e camarote. Porém:
*********
Som, iluminação, banheiros químicos é tudo por conta da Funcultural. Portanto, não podemos concordar que a direção do Flor de Cacto abra o microfone, para pessoas desinformadas, falar mal da prefeitura/Funcultural.
*********
Ouvi dizer que a prefeitura não está nada satisfeita com a atitude dos coordenadores do Arraial da Zona Sul e se continuarem com os impropérios, podem até perder o apoio de som, iluminação e banheiros químicos.
*********
Enquanto isso, no Mercado Cultural, a Semdestur promoveu mais um “É São João no Mercado Cultural”. E colocou o boi Diamante Negro e as quadrilhas Rosa Divina e Matutos do Socialista, mais a Rainha da Federon pra dançar.
*********
Apesar da falta de compromisso da direção do Boi Diamante Negro para com a cultura do Boi Bumbá de Porto Velho, pois se apresentaram tocando músicas dos bois de Parintins.
********
Independente disso, a programação domingueira da Semdestur já pode se dizer que pegou. Domingo passado o Calçadão Manelão ficou literalmente lotado. Parabéns Cyani.
********
Hoje quem vai se apresentar no Arraial Flor de Cacto é a Junina Rosa Divina. A Rosa Divina participou da criação do Arraial do Caladinho ha 20 anos. É a única que se apresenta todos os anos. Valeu Roberto Matias!
********
E vem aí o Arraial Municipal! Dia 3 sábado. Agora em paz com os grupos folclóricos, a Funcultural vai contar com apresentações de quadrilhas e bois bumbás. 

Nenhum comentário: