sexta-feira, 26 de maio de 2017

Lenha na Fogueira - 27.05.17


A Cidade da Cultura ta ficando bonita
Apesar do Arraial Flor do Maracujá estar marcado para começar, somente no dia 3 de julho, portanto ha mais de um mês. Os folcloristas da diretoria da Federon estão preparando a Cidade da Cultura, antigo Parque dos Tanques, como se o evento fosse começar na próxima semana.
********
Com o apoio irrestrito da prefeitura municipal de Porto Velho, o local onde o Arraial será montado, está recebendo um tratamento de primeira. As máquinas da prefeitura estão lá dentro, assim como uma equipe de trabalhadores capinam ou promovem a limpeza do local.
********
O pessoal dos grupos folclóricos também participam da limpeza, é o verdeiro mutirão. Hoje, a imprensa e as autoridades que prestigiarem o coquetel de lançamento do Flor do Maracujá 2017, vão poder observar, que a Cidade da Cultura tá recebendo tratamento vip, para receber o publico durante o Arraial Flor do Maracujá, que está programado para começar no dia 3 de julho, com o show do Fala Mansa.
*******
O legal, é que após os entreveros entre a diretoria da Federon e a Presidência da Funcultural, os ânimos voltaram a normalidade, tanto que a Funcultural está de mãos dadas com a Federon na coordenação da festa de hoje, inclusive disponibilizou um veículo (carro), para ajudar na entregue dos convites. É isso aí presidente Ocampo!
********
Com certeza na noites de hoje, vamos assistir apresentações de alguns itens de grupos de bois bumbás e grupos de quadrilhas, mostrando que a união voltou a reinar entre os grupos folclóricos. Digo voltou, porque alguns dirigentes, andaram tentando “melar” a festa, o que não vingou.
*******
Sem esquecer que hoje também, começa pra valer, o Fórum Municipal que vai discutir Politicas Públicas para a Cultura Sustentável.
*******
Aí meu amigo Bomba pergunta, o que é cultura sustentável? É aquela na qual os produtores, não ficam esperando apenas pelos recursos públicos. Na Cultura Sustentável o produtor tem que correr atrás de patrocínio. Isso faz com que o dinheiro público seja apenas o complemento para arrematar as necessidades da produção! Não sei se deu pra entender, é por aí.
*******
O Fórum está acontecendo desde ontem, no teatro Banzeiros e espero que os colegas de todas as Setoriais da Cultura marquem presença. É muito importante essa discussão. Além disso, na tarde de hoje, será formado O Conselho de Cultura formado não, serão eleitos aquele que farão parte do Conselho de Cultura os chamados Conselheiros e seus suplentes. Outra, também deve ser eleito o Delegado da Cultura de Porto velho, esse Delegado será o representante do município nos encontros promovidos pelo governo estadual.
*******
Infelizmente estarei trabalhando durante a manhã de hoje e assim, não tenho como participar do fórum em sua totalidade. A tarde marcarei presença.
*******
Outro evento que vai concentrar muita gente ligado na cultura popular, é o início do Concurso de Quadrilha Junina do Arraial Flor de Cacto.
*******
Quem se apresenta na noite de hoje no Flor de Cacto são as Quadrilhas, Junina Matutos do Guaporé as 21h30 e a Junina Matutos do Socialista as 22h30.
*******

A prioridade, é o Coquetel de Lançamento do Flor do Maracujá, hoje a noite na Cidade da Cultura!

Nenhum comentário: