segunda-feira, 22 de maio de 2017

Lenha na Fogueira - 23.05.17


Sempre postamos neste espaço, que realizar qualquer evento cultural, acima de tudo, é preciso vontade política.
********
Quando não existe a vontade política, o programa não acontece, isso quando a realização do evento depende do governo, seja federal, municipal ou estadual.
********
Isso quer dizer, que os desfiles das escolas de samba não aconteceram por falta de vontade política.
********
A peça O Homem de Nazaré também não aconteceu no ano passado e tudo indica que não vai acontecer este ano, por falta de vontade política.
*********
A falta de vontade política dos gestores da cultura municipal, quase inviabiliza a apresentação dos grupos folclóricos no Arraial Flor do Maracujá deste ano.
********
Aliás, existe a falta de vontade política e a falta de ação dos gestores das pastas de cultura. No caso do Flor do Maracujá, mesmo existindo a vontade política do mandatário maior do município, o gestor, ninguém sabe explicar porque, estava dificultando as negociações, fato que só foi resolvido após a intervenção da vontade política oficial.
********
Isso tudo é pra dizer, que graças à vontade política do secretário da Semdestur Julio César e de seu secretário executivo Vanderlei do Maraca que acataram a sugestão do Pai Beto.
********
Domingo passado dia 21, aconteceu à abertura oficial do Projeto “É São João no Mercado Cultural” sob a coordenação geral da Mary Cianne.
********
O objetivo é proporcionar ao público de Porto Velho amante das danças folclóricas de Boi Bumbá e Quadrilha Junina, apresentações com os grupos que estarão se apresentando na 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.
*********
Pois é, a equipe da Semdestur não mediu esforço em adequar o Calçadão Manelão para as apresentações dos grupos: Cangaço da Junina Flor da Primavera. Grupos de Dança de toada Waiticu Mayakan e Cia. Yaporanga, além de alguns itens do bumbá Az de Ouro e a apresentação da junina Forte Príncipe.
*********
O negócio foi tão bom, que o Chefe de Gabinete do prefeito Breno Mendes que de início participaria apenas da abertura do evento, terminou por ficar até quase o final da programação.
********
Até o dono da barraca da bebida, elogiou a organização. “Essa programação tá melhor que as rodas de samba de sexta e de sábado”.
********
Na realidade, a praça Getúlio Vargas e o Calçadão Manelão receberam um público considerável, que foi aplaudir os espetáculos de dança.
*********
Posso garantir com a minha humilde experiência, que o “É São João no Mercado Cultura” já pegou e dentro de pouquíssimo tempo, estará super lotando os espaços.
********
A programação vai continuar todos os domingos, até o último domingo do mês de agosto. Ou seja, no final da Semana do Folclore.
********
A cada domingo, no mínimo dois grupos folclóricos vão se apresentar, uma quadrilha e um boi bumbá.
********
Os grupos que se apresentam ganham barracas onde podem comercializar comidas típicas e o apurado, que não é lá essas coisas, vai contribuir com a montagem dos temas que serão apresentados na festa maior, que é o Flor do Maracujá.
********
O que quero mostrar, é, que quando se tem vontade política, à coisa acontece. O secretário Júlio César e sua equipe estão mostrando isso.
********
Outra secretária que também está fazendo muito, é a Ivonete isso no segmento do esporte.
*********
Já que quem deveria fazer pela cultura não faz, vamos aplaudir quem está fazendo.
********
Aliás, to informado que o bicho vai pegar, se não derem condições para a coordenação do Arraial Flor de Cacto colocar as arquibancadas.
********
O Negaça tá bufando mais que Búfalo do Pau D’Óleo, doido pra que a ajuda não aconteça.
********

E assim caminha o espetáculo. Salve o Vascão da Gama!

Nenhum comentário: