quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Lenha na Fogueira - 1º.09.17

Conforme postamos ha dois dias nesta coluna, na manhã desta sexta feira 1º de setembro, na praça do Palácio Rio Madeira, será aberta a Semana da Pátria. Ontem pela manhã, assisti o ensaio de como será procedida a solenidade.
*******
De acordo com o Cerimonial do Governo a solenidade começa as 7h30 com alguns secretários hasteando as bandeiras dos estados brasileiros, a bandeira Nacional será hasteada pelo Governador Confúcio Moura.
*******
Além dos convidados especiais, a coordenação espera contar com grande número de populares. A Banda da Polícia Militar de Rondônia será a responsável pelo repertório de “Dobrados” que serão executados durante a festa.
********
Marcarei presença, pois como disse, sou fã de eventos desse tipo. Quando estudante, fazia parte da Fanfarra do meu colégio “Presidente Vargas” que depois virou “Colégio Modelo” e por fim “Castelo Branco”.
********
Ainda mais, que será a primeira vez que a Semana da Pátria será aberta no Palácio Rio Madeira, que por si só, já é uma atração a parte. Vamos lá patriotas!
********
Ontem me apresentaram um cartaz divulgando o Círio de Nazaré 2017. A festa em homenagem a Nossa Senha de Nazaré em Porto Velho data do ano de 1930.
********
Até a década de 1970 aconteceu na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, onde durante uma semana acontecia o Arraial. Naquele tempo cada noite era de responsabilidade da família de um empresário da cidade. Tinha a Noite do T T Dias. Tufi Matny, Abdão, do governador, do diretor da Estrada de Ferro e por aí vai.
*******
De uns tempos para cá o Círio passou a ser no bairro Jardim Eldorado justamente na rua Pau Ferro onde argueiram uma igreja para Nossa Senhora de Nazaré e a festa continuou na semana que antecedia o 2º domingo de outubro – Dia do Círio de Nazaré.
*******
Para minha surpresa, quando prestei atenção no “FOLHETO” de divulgação do Círio de Nazaré deste ano, a data da Procissão é o dia 10 de Setembro.
********
É isso mesmo amigos católicos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio este ano em Porto Velho está marcado para acontecer no dia 10 de Setembro.
********
Não quero nem saber quem é o vigário da Paróquia de Nazaré, não podemos é concordar com a mudança de data de uma festa tradicional em nossa cidade, simplesmente porque o Padre Quer.
*******
Não é por aí não! O Círio de Nazaré é Patrimônio Imaterial de nossa cidade e por isso, merece todo respeito, inclusive, para que sua data seja mudada, seria necessário consultar a população ou a comunidade católica. Será que o Arcebispo Dom Roque está sabendo dessa falta de respeito com nossa tradição?
********
Dom João Batista Costa deve estar se revirando em seu túmulo na Catedral. Ei Dom Roque vamos ouvir a comunidade para saber se ela aprova essa “besteira”.
*******
È mais um evento que passa a acontecer FORA DE ÉPOCA. Em Porto Velho Capital do estado de Rondônia a festa do Círio de Nazaré acontece FORA DE ÉPOCA.
*******

Será que meu amigo Bainha o fogueteiro (pelo menos a té o Círio do ano passado) oficial da procissão, tá sabendo dessa aberração?
*******

Para confirmar que não estamos inventado o que escrevemos, veja o Cartaz distribuído pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Nenhum comentário: