quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Caminhada Rumos – Escuta chega a Porto Velho 2ª

As inscrições para o Rumos 2017-2018 já estão abertas e, como é tradição, equipes do Itaú Cultural começam as suas caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona; neste ano, há uma inovação: em 10 delas, a ação será ampliada e diferenciada para ouvir os agentes da cena cultural local e identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades, começando por Rondônia.
No dia 4 de setembro, das 18h às 22h, o Museu da Memória Rondoniense recebe uma equipe do Itaú Cultural para realizar a Caminhada Rumos – Escuta. A proposta é ouvir artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto com o objetivo de criar um mapeamento e entender como o Rumos e outras ações do instituto podem acolher mais e melhor as pessoas e os projetos da região. Esta é uma das novidades deste programa, que chega aos 20 anos como um dos primeiros editais públicos do Brasil e no momento em que o instituto completa três décadas de fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.
A instituição acaba de abrir as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2017-2018, que devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 3 de novembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, de 4 de setembro a 26 de outubro, passando pelas 27 capitais de modo a abranger todos os estados e regiões do Brasil.
Desta vez, a caminhada é ampliada por uma ação diferenciada que começa, agora, em Porto Velho (RO) e segue para Rio Branco (AC) no dia seguinte, 5 de setembro. Ainda passará por Aracaju (SE), Boa Vista, (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO) e Teresina (PI), em datas em definição.
Nestas localidades, o encontro será mais dinâmico de modo a lançar um olhar mais apurado, exercer uma escuta e discutir a cena cultural local para identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades. O instituto identificou, nelas, baixa inscrição no Rumos, refletindo questionamentos recorrentes da distância geográfica, isolamento, falta de investimento público, de informação e de distribuição de recursos. Não é necessário se inscrever para participar da Caminhada Rumos – Escuta e a entrada é gratuita, contando, ainda, com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

SERVIÇO

Caminhada Rumos – Escuta
Em Porto Velho
4 de setembro, segunda-feira, das 18 h às 22h
No Museu da Memória Rondoniense
Avenida Dom Pedro II, 608, Centro - (Antigo Palácio do Governo)
Não é necessário se inscrever previamente
Entrada gratuita
Interpretação em Libras

Nenhum comentário: