quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Bois de Guajará cancelam Duelo na Fronteira 2017


Os dirigentes dos grupos folclóricos de Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim, em reunião que contou com a participação da Secretária de Cultura da Pérola do Mamoré resolveram pela não realização do Festival Duelo na Fronteira no ano de 2017.
Vários foram os motivos alegados pelos dirigentes do Bois, o principal diz respeito à falta de apoio financeiro, que seria investido na montagem das alegorias e na confecção das indumentárias das tribos e de itens como Pajé, Cunhã Poranga, Rainha do Folclore e Sinhazinha. “Apareceu uma empresa que se interessou em realizar o evento, porém nos ofereceu apenas 20 MIL. Ora, esse dinheiro não cobre nem a metade do que investimos na confecção das roupas das nossas tribos, por isso não aceitamos”, disse o fundador do Boi Malhadinho Leonildo Souza o Léo do Boi. Diante do impasse com a empresa, o superintendente da Sejucel Rodnei Paes entrou em ação e reuniu os dirigentes do dois grupos, mais o deputado doutor Neidson e o Procurador do Estado com o objetivo de viabilizar a realização do Festival e uma maneira de promover a entrega do material, que foi adquirido pelo governo estadual, para o festival do ano passado (2016) e que só não foi entregue em virtude de uma Recomendatória do Procurador do MP em Guajará. “Estava tudo acertado com a Procuradoria do Estado que o material seria entregue as bois, porém, mais uma vez, o Procurador expediu recomendatória contrária a nossa decisão”, disse Rodnei.

Diante disso, os bois decidiram suspender o Duelo na Fronteira 2017. “Vamos passar a promover alguns eventos, com o objetivo de conseguir recursos para quem sabe, nos apresentarmos no Duelo na Fronteira de 2018”, finalizou a presidente do Malhadinho Edileusa Mendes.

N.R. Nossa equipe tentou contato com a diretoria do Flor do Campo mais não conseguiu.

Nenhum comentário: