quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Lenha na Fogueira 25.08.17





Ontem foi um dia muito importante para a cultura de Porto Velho, pois, tomaram posse em solenidade que aconteceu na Câmara de Vereadores de Porto Velho os Conselheiros representantes de todas Setoriais de Cultura, assim como a diretoria que vai gerir CMC no biênio 2017/19.
********
Creio que o pessoal da Setorial da Cultura Popular compareceu em maior número à Câmara porque o Presidente do Conselho Reginaldo Cardoso dos Santos (Makumbinha) faz parte da Setorial no segmento Escola de Samba e como o Severino Castro é seu Suplente e também tomou posse, o pessoal dos grupos de quadrilhas e bois bumbás estava lá prestigiando. Essa turma é realmente unida!
*******
Judilson Dias, era só felicidade, pois foi ele quem implantou durante o governo de Roberto Sobrinho o Sistema Municipal de Cultura de Porto Velho – SMC. As Setoriais no tempo que o Tatá era presidente da Fundação Iaripuna participavam ativamente das reuniões, porém, quando a turma do Dr. Mauro assumiu, tudo parou, até a presidente do Conselho se mudou para Guajará Mirim e nunca mais deu as caras e em consequência nunca mais houve reunião das Setoriais.
*******
Não sei se o Ocampo sabia dessa atividade do Judilson, só sei que ele o convidou para fazer parte da sua equipe e ao tomar posse, Judilson colocou como prioridade a reativação das Setoriais e do Conselho.
*******
Acontece, informou Judilson, que sem as Setoriais não teremos Conselheiros para formar o Conselho e sem o Conselho, não teremos Fundo para tocar os projetos culturais.
******
Depois da posse dos Conselheiros, o próximo passo, é Regularizar o Fundo Municipal de Cultura – FMC. Esse Fundo, contara com aporte financeiro dos royalties das Usinas do Madeira (a vontade do prefeito é destinar 1% desses royalties), outra fonte será o imposto que será arrecadado com a liberação de Alvarás para a realização de eventos culturais e de lazer (Shows musicais, espetáculos teatrais etc).
*******
Isso deve estar funcionando até o início do próximo ano, aí é esperar o Ministério da Cultura, também voltar a funcionar a contento e providenciar o chamado repasse FUNDO A FUNDO, ou seja, depositar recursos na Conta do Fundo de Cultura de Porto Velho.
*******
Só então as Setoriais terão os Projetos de suas áreas, analisados pelo Conselho de Cultura e se aprovados, farão jus a receber recursos para sua execução.
*******
Esperamos que os órgãos de Planejamento e Finanças do Município de Porto Velho, não sejam contra o repasse de parte dos royalties ao Fundo de Cultura.
*******
O auditório da Câmara de Vereadores estava literalmente lotado, a turma da Setorial do Circo foi a caráter, quer dizer Palhaço caracterizado etc. O pessoal das Matrizes Africanas também. Teve até fanfarra na abertura da solenidade. Quem comandou foi o Regente Silfarney Silva.
********
O mestre cerimônia foi o Tatá, o fotógrafo o Gery, Buchada e Eudes. Só não compareceu mesmo, foram as pessoas que deveriam marcar presença.
********
A maior ausência notada e comentada pejorativamente, foi a do prefeito Hildon Chaves. Depois a dos vereadores. O único vereador a prestigiar a solenidade foi o Aleks Palitot assim mesmo discursou como historiador e não como Edil.
*********
Isso mostra o quanto nossos vereadores estão preocupados com o segmento cultural de Porto Velho! Talvez eles estejam mais preocupados com assuntos que não lhes dizem respeito. É muita falta de consideração, nem o Maurício Carvalho estava lá e o Márcio do Mocambo tava aonde?
*******
Quanto a ausência do prefeito Hildon Chaves os comentários eram os seguintes:
*******
Isso prova que o Ocampo está mesmo desprestigiado pelo gestor maior. Ele não veio e nem mandou representante.
*******

É meu amigo. O negócio é ficar com “As BARBAS DE MOLHO”. Égua!

Nenhum comentário: