quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Lenha na Fogueira - 03.08.17

Diretores e produtores terão mais uma chance para participar da seleção para a Mostra Competitiva do Cineamazônia. As inscrições para a 15ª edição do festival foram prorrogadas para o dia 15 de agosto. As inscrições poderão ser realizadas na página do festival (www.cineamazonia.com.br/ficha-de-inscricao).
********
Podem se inscrever para a seleção da Mostra Competitiva, filmes no formato de curtas, médias e longas-metragens, nas categorias de ficção, documentário, animação e experimental, produzidas em qualquer parte do mundo, realizados a partir de 2014. Os realizadores podem ainda inscrever até 03 (três) filmes/vídeos, e mesmo o Festival deixando em evidência o conteúdo audiovisual com a temática ambiental, a seleção está aberta para a inscrição de todo e qualquer tema e gênero de produção.
*********
Quando da inscrição pelos realizadores será obrigatório o envio do filme, o qual deverá ser realizado, exclusivamente, através da plataforma digital indicada no Regulamento 2017. Os filmes que forem selecionados para a Mostra Competitiva da 15ª edição do Cineamazônia, concorrerão na categoria Longa Metragem, ao Melhor Longa Documentário, e na competição de médias e curtas metragens.
*********
Os participantes de filmes de curtas e médias metragens concorrerão ao Prêmio Danna Merril, de Melhor Documentário; Prêmio Major Reis, de Melhor Animação; Prêmio Vitor Hugo, de Melhor Ficção; Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira, de Melhor Experimental; Prêmio Chico Mendes, de Melhor Roteiro; Prêmio Povos Indígenas de Rondônia, de Melhor Trilha Sonora; Prêmio Silvino Santos, de Melhor Fotografia; Prêmio Capô (Maurice Capovilla), de Linguagem; Prêmio Melhor Montagem; Prêmio Melhor Direção; Prêmio Melhor Ator; Prêmio Melhor Atriz; Prêmio Thiago de Mello: Júri Popular (Troféu Esperança).

*********

O Cineamazônia surgiu há 15 anos e ao longo de sua trajetória tem exibido filmes e contribuído com a formação de plateia voltada a sétima arte, especialmente, na região Norte brasileira e fronteiriça com países como a Bolívia e Peru. A exibição, divulgação dos vencedores e as homenagens vão acontecer do dia 17 a 21 de outubro, em Porto Velho.(Fonte: Felipe Corona)
********
Terça feira (02), o secretário da Semdestur Júlio César reuniu os presidentes de todos grupos folclóricos de Porto Velho, em seu gabinete a rua Brasília.
********
Na pauta, a volta das apresentações dos grupos, desta feita a partir do próximo dia 18, no Parque da Cidade a rua Calama. “Será no mesmo estilo do Mercado Cultural quando se apresentaram praticamente todos grupos folclóricos, antes da administração do logradouro, passar para a administração de outro órgão municipal”. Informou Júlio César.

*******

A única diferença, é que no Parque da Cidade, além das barracas dos grupos que vão comercializar comidas típicas regionais, serão montadas barracas de artesanato, lanches em geral e até restaurantes.
*******
A Semdestur vai disponibilizar aos grupos, transporte, som e iluminação. Como acontecia no Calçadão Manelão as apresentações vão começar sempre a partir das 19 horas.
*******
Essa ação da Semdestur provocou comentários por parte dos dirigentes folclóricos, no seguinte teor: Acredito que quando se fecha uma porta Deus abre outra, é dessa forma que vejo acontecer com nossa cultura hoje” (Deeh Pinheiro).
********

Aliás, o presidente da escola de samba Os Diplomatas, engenheiro Jair Monteiro, colocou uma dúvida entre os dirigentes de escola de samba, ao postar nas redes sociais, que não acredita que os desfiles carnavalescos de 2018, vão acontecer no Espaço Alternativo. Será que ele ouviu alguma coisa la no DER. Jair é Engenheiro naquela pasta!


Nenhum comentário: