sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Lenha na Fogueira - 26.08.17

Começa na próxima semana, a temporada de Festivais de Praia no estado de Rondônia.
********
Em Porto Velho a programação oficial vai acontecer nos dias 1º e 2 de setembro, na aprazível Fortaleza do Abunã. “Fortaleza do Abunã é um paraíso na Amazônia, que precisa ser trabalhada”, diz o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes.
********
Outros festivais de praia famosos também estão programados para acontecer no estado de Rondônia. Festival de Praia e escolha da garota Praia em Costa Marques.
*******
Festival de Praia de Pimenteiras um dos mais frequentados por turistas, pois acontece na cidade de Pimenteiras literalmente à beira do rio Guaporé.
*******
Na cidade de Porto Velho não temos Festival, mas, temos as praias em frente ao Distrito de São Carlos na famosa Boca do Rio Jamary ha uma hora de carro de Porto Velho, pela Estrada da Penal ou Linha 28.
*******
Na realidade, o festival de Fortaleza do Abunã também é de Porto Velho, pois, Fortaleza pertence ao Distrito de Vista Alegre pertencente ao município de Porto Velho.
*******
O Festival de Fortaleza do Abunã será nos dias 1º e 2 de setembro. Várias caravanas estão sendo formadas para ir até Fortaleza, curtir as belezas da Cachoeira que fica na divisa do Brasil com a Bolívia.
*******
Até outro dia, a turma da Funcultural estava ansiosa, pois o Rio Madeira estava muito baixo e a travessia da Balsa estava comprometida. Agora não, a chuva já caiu na cabeira do Rio Madre de Dios um dos maiores forneceres de água para a formação do nosso Rio Madeira e a navegação tá quase normal.
********
A equipe do Diário da Amazônia a convite da direção da Funcultural, fará a cobertura do Festival de Praia de Fortaleza do Abunã. Festival que ha muito tempo não acontecia.
*******
Uma tradição de Fortaleza do Abunã, é o Café da Manhã que seus habitantes chamam de “Baixaria”. O Café Baixaria é acompanhado por cuscuz, tapioca, açaí, banana, ovo frito, ovo mexido, queijo, presunto, frutas diversas, farofa de charque (tem uns que servem massaco) e se o freguês fizer questão, tem caldo de mocotó, que na região, é conhecido como “panelada”.
********
O único problema do Café Baixaria, é que depois de degustar tantas iguarias, o corpo só quer descanso e num festival de praia, descansar fica difícil. Ainda mais que a praia fica repleta de mulheres ACRIANAS.
*******
A Funcultural está coordenando o evento, em parceria com outras dez secretarias municipais. O festival está sendo retomado após cinco anos, mas com outra perspectiva, sobretudo, em um contexto ambiental e econômico, duas questões que nunca haviam sido observadas. Declarou Ocampo.
********
Segundo o secretário, a Prefeitura tem trabalhado diariamente, em várias frentes para fazer um festival diferenciado. Desde a recuperação dos dezenove quilômetros da estrada de acesso, a partir da BR-364, até o envolvimento de toda a comunidade do Distrito, que será a grande beneficiada pelo festival. "É a comunidade que vai se beneficiar diretamente com a venda de bebidas, alimentos, estacionamento, aluguéis e pousada dos turistas", lembrou.
*********
Outro ponto positivo citado pelo secretário, é a parceria público-privada. A Prefeitura vai realizar o Festival, praticamente a custo zero. Dentre as empresas que estão patrocinando o festival em parceria com a Prefeitura estão a Ipê Transportes, Cerveja Devassa, Energia Sustentável do Brasil-Jirau e Eletrobrás.
*******
Se você ainda não reservou vaga em qualquer das pousadas existentes em Fortaleza, é bom providenciar barraca de camping pra não ficar ao relento.
********

Vamos deixar de “Baixaria” e se preparar para o Festival de Fortaleza do Abunã nos dias 1º e 2 de Setembro. Vamo lá morena!

Nenhum comentário: