sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Lenha na Fogueira - 05.08.17


Morreu na madrugada de sexta-feira 04, o cantor Luiz Melodia. Ele lutava contra um câncer de medula óssea e estava internado no Hospital Quinta D'Or, no Rio
*********
Ele chegou a passar por um transplante e resistiu à cirurgia, mas não estava respondendo bem à quimioterapia.
********
A escola de samba Estácio de Sá emitiu uma nota de pesar e informou que o velório do cantor acontecerá na quadra da agremiação. O funeral será às 10h deste sábado, no Cemitério do Catumbi.
*******
Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia, nasceu no dia 7 de janeiro de 1951, no bairro do Estácio, no Rio. Ainda menino, Luiz descobriu a música em casa vendo seu pai, o compositor Oswaldo Melodia, tocar para a família.
*******
Nos anos 60, o compositor se juntou com amigos e formou o grupo ‘Instantâneos’, que tocava sucessos da Jovem Guarda e da Bossa Nova.
*******
A convivência nos morros cariocas fez com que o cantor também tivesse forte ligação com o samba. Ao longo dos anos, essa mescla se mostrou o diferencial de Luiz, que em pouco tempo chamou a atenção dos poetas Wally Salomão e Torquato Neto, frequentadores assíduos do morro do Estácio.
*******
Através de Wally, Melodia conheceu a cantora Gal Costa e acabou se tornando um de seus compositores preferidos. Em 1972, Gal gravou a canção “Pérola Negra”, apresentando o compositor ao grande público.
********
No ano seguinte, foi a vez de Maria Bethânia dar voz a uma composição do músico, lançando a faixa “Estácio Holly Estácio”.
********
Adotando o nome artístico do pai, em 1973, Luiz Melodia lança o disco “Pérola Negra”, álbum aclamado pela crítica e que, até hoje, é reconhecido como seu maior trabalho.
********
Nos anos seguintes, Luiz se consolidou como um dos grandes artistas do Brasil, lançando diversos álbuns e realizando shows na França e Suíça.
********
Seu último disco, "Zerima", foi lançado em 2014, após 13 anos sem lançamentos oficiais.
*********
Tente usar a roupa que eu estou usando/Tente esquecer em que ano estamos/Arranje algum sangue, escreva num pano/Pérola Negra, te amo, te amo... Adeus Luiz Melodia.


********
Como a vida não pode parar, vamos em frente. Hoje a grande pedida de entretenimento é o Forro da Luzia que vai acontecer no Mirante Dois e Meio a partir das 22 horas.
*******
O Forró da Luzia chega a sua 8ª edição em Porto Velho. Na realidade, o evento nasceu no município amazonense de Manicoré onde reside dona Luzia. Lá a festa é no meio da rua e faz a cidade parar literalmente. O negócio é tão envolvente na capital da Melancia, que o prefeito decreta ponto facultativo no dia após o forró.
********
Em Porto Velho, dona Luzia conta com o apoio da Associação dos Filhos de Manicoré e em especial do amigo Evandro Reis.
********
Todos os anos parte da renda do evento é destinada a alguma ação social. “Esse ano nós vamos auxiliar o conterrâneo Valdir Capivarol, que infelizmente teve a perna amputada por causa da diabetes e está precisando de apoio”, anunciou Evandro Reis.
*******
A festa vai contar com duas atrações: uma banda do município amazonense Manicoré (local de onde surgiu o Forró da Luzia), e uma de Porto Velho, a Sun Country.
********
Nossas fontes dão conta que durante a festa, a Secretária Municipal de Esportes, jornalista Ivonete Gomes vai participar como convidada de uma das bandas cantando algumas músicas da Maria Mendonça. Hei Infiel...
********
Melhores informações pelo cel. 9 9293-3266. Os organizadores do evento em Porto Velho, Evandro Reis e Hemerson Reis, avisam que a fundadora do Forró no Amazonas e na capital rondoniense, dona Luzia Prestes, professora, está em Porto Velho ajudando nos últimos preparativos da grande festa.
*******

Morena, te encontro no Forró da Luzia, combinado!

Nenhum comentário: