terça-feira, 8 de agosto de 2017

Lenha na Fogueira - 09.08.17


Conforme prometemos ontem, hoje vamos tentar avaliar, as ações do governo estadual, referentes à cultura, nos seis primeiros meses deste ano de 2017.
*************
Infelizmente, não sei por que o governador tem tanta ojeriza à nossa cultura. Nesse caso não é apenas com a cultura popular, é com todos os segmentos culturais.
***********
O superintendente da Sejucel, pode até nos contestar dizendo que sua pasta tem sim apoiado, vários eventos considerados culturais.
**********
O tem não seria apoiar e sim, tem marcado presença, nos eventos culturais que acontecem no estado de Rondônia. Assim, a Sejucel marcou presença no carnaval
**********
Temos que concordar que a Sejucel estava com a estrutura de arquibancada e som, licitada para montar na passarela do samba e só não colocou, porque não houve o desfile das escolas de samba.
**********
Apesar do governador nunca ter ido ao Flor do Maracujá, graças a acordo firmado com o Ministério Público, a Sejucel, coloca todos os anos a estrutura de arquibancada, som, iluminação e tendas no evento o que representa muito para a Federon e os grupos folclóricos.
*********
Ainda está em andamento o Edital Zezinho Maranhão de Música e o Edital Lídio Shons de audiovisual. Aliás, uma das grandes sacadas do governo estadual.
*********
Estão prontinhos para começar a receber Projetos os editais, de Literatura, Dança Teatro, Gravação de CD e DVD, o segundo Zezinho Maranhão de Música e se não me engano do SART.
*********
Rodnei Paes esteve praticamente todas as noite prestigiando as apresentações dos nossos grupos folclóricos no Arraial Flor do Maracujá.
*********
Uma coisa que não está legal, é a situação na qual se encontra a Casa da Cultura Ivan Marrocos. Ninguém ouve falar naquele logradouro que até bem pouco tempo, não saia da mídia.
**********
O trabalho no Museu que está instalado no Palácio Presidente Vargas apesar de estar muito devagar, ta indo.
*********
Como escrevi acima, pode não estar realizando, porém,marca presença como foi o caso da Festa do Distrito de Nazaré, Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua e outros eventos.
********
E assim o governo estadual vai empurrando com a barriga as ações culturais. Só não conseguiu garantir a realização do Duelo na Fronteira. Existe uma negociação para o festival acontecer em outubro, porém, não está nada certo, pois um dos grupos só aceita se tiver subsídio financeiro.
*********
Apoiou a festa dos Pomeranos lá em Espigão D’oeste e a Festa do Divino no Vale do Guaporé.
**********
Só não consegue fechar, apoio a realização da peça O Homem de Nazaré do Grupo Êxodo. Também ainda não resolveu as demandas do Palácio das Artes Rondônia,
*********
Aliás, no segmento das artes cênicas o governo estadual tá devendo muito. Inclusive nossos grupos de teatro por falta de apoio, não conseguem se apresentar no Palácio das Artes. O aluguel é caro.
*********
Tá bem no artesanato graças ao convênio com o PAB, porém, está devendo no segmento DANÇA.
**********
Voltando à coluna de ontem. Temos que registrar o esforço da Funcultural no sentido de reativar o Sistema Municipal de Cultura inclusive tentando fazer funcionar as Setoriais de todos os segmentos, além de formar o Conselho e conseguir recursos para o Fundo de Cultura.
*********
Pois é. Aquele curioso de ontem, volta e pergunta: Quer dizer que o governo estadual está bem na foto cultural. Tá não meu amigo.
*********
A foto está desfocada, precisa ser trabalhada no fotoshop para poder se ajustar a luz que quem sabe, ainda precisa ser vislumbrada no fim do túnel.
*********
Quanto ao resto. É se programar para o festival de praia de Fortaleza do Abunã.


Nenhum comentário: