segunda-feira, 31 de julho de 2017

Lenha na Fogueira 1º.08.17


Antes de mais nada, acompanhem a nota que o Severino Castro Diretor Financeiro da Federon está divulgando:
*******
Senhores (a) Presidentes - Venho através deste meio de comunicação informar que Júlio César Secretário de Turismo do Município convoca todos os presidentes para uma reunião a qual ele quer passar um projeto que envolve os grupos no turismo, reunião essa que será realizada neste dia 01 de Agosto Terça Feira às 19h00 na Semdestur à Av. Brasília com Duque de Caxias.. É importante e fundamental a presença de todos. Vamos que vamos para 2018.
*********
Por falar em Semdestur. Os artistas que vieram de vários estado brasileiros, participar da 10ª edição do Festival Amazônia Encena na Rua, que aconteceu de 24 a 30 (domingo), na praça das Caixas D'água em Porto Velho, fizeram a leitura de uma Carta Aberta em especial, a Fundação Cultural do Município de Porto Velho -Funcultural, na qual pedem maior atenção com as entidades que promovem a cultura.
*******
O teor da carta é bastante extenso e enumera vários itens que os artistas acham que devem ser observados, para que as entidades que promovem eventos culturais, possam continuar atuando.
*******
A Carta que foi assinada por mais de 200 pessoas, será entregue as autoridades resposnsáveis pelas pastas de cultura no município de Porto Velho e do estado de Rondônia.
*******
A indignação dos artistas que participaram do Festival Amazônia Encena na Rua, ficou mais latente quando souberam, que a direção do Grupo O Imaginário não foi recebida pela presidência da Funcultural. “Eles bateram a porta na nossa cara. Infelizmente nossa cultura está entregue à gestão de pessoas que não entendem o fazer cultural”, está na Carta.
*******
Por outro lado, durante a leitura da Carta para o público presente a praça das Três Caixas D'água, os artistas elogiaram e agradeceram ao secretário da Semdestur Júlio César por ter apoiado o evento, assumindo as despesas com a iluminação, sonorização, tendas e banheiros químicos. “Por aí se ver que o prefeito não impede nenhum de seus comandados a apoiar os grupos que promovem a cultura em Porto Velho, o caso é mesmo da falta de gestor na Funcultural”, desabafou Chicão Santos.
*******
Já teve o caso do repasse para os grupos folclóricos que deixou o prefeito “cabreiro” para com a direção da Funcultural, inclusive ameaçando cortar a cabeça dos responsáveis, pelo não atendimento das reivindicações dos grupos folclóricos. Agora vem essa CARTA dos artistas de teatro de rua de vários estados brasileiros, denunciando o descaso, que o órgão municipal tem para com a cultura. Olha que a carta conta com a assinatura de nada mais nada menos que Amir Haddad a maior sumidade em Teatro de Rua no Brasil.
*******
Chicão Santos, Zaine Diniz e toda a equipe do O Imaginário Rondônia está de parabéns pelo esforço e teimosia em realizar o Amazônia Encena na Rua praticamente por conta. Foram mais de 50 artistas dormindo, comendo e bebendo por conta, sem falar nas passagens para que esses artistas viessem se apresentar em Porto Velho. Com um agravante, se apresentar em praça pública sem que para isso o público tivesse que pagar ingresso
*******
Por tudo isso O Imaginário merece nosso respeito. Esperamos que nossas autoridades leiam com atenção a Carta escrita por um bocado de mãos e outro tanto de cabeças pensantes, que levam para todos os cantos do mundo o Teatro de Rua.
*******
Que no próximo ano, quando a direção do O Imaginário for em busca de apoio, não sejam alvos de “batidas de Porta na Cara”.
********
Para encerrar com chave de ouro. Parabéns ao casal de noivo Cristiano e Lucélia Santos representantes de Rondônia no Concurso Nacional pela bela classificação!

Nenhum comentário: