terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira - 31.12.14

Graças a Deus vencemos mais uma etapa da vida. É mais um ano que conseguimos chegar ao fim, com saúde e feliz!

*********
2014 foi realmente um ano atípico para nós rondonienses e em especial, de Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Jacy. Abunã, São Carlos, Nazaré, Prosperidade e tantos outras localidades ribeirinhas do estado de Rondônia como Costa Marques e cidades de Ji Paraná.

********
Até hoje Rondônia não conseguiu se recuperar das conseqüências da enchente dos rios Madeira, Mamoré, Guaporé.  Machado, Jamary e Candeias.

*********
O Governo Federal não cumpriu com o que prometeu ao governo estadual e este com os prefeitos cujas cidades foram afetadas pela  enchente.

********
Hoje os meios de comunicação costumam publicar as famosas “Retrospectivas”. E no segmento cultural o que temos para recordar nesse final de ano?

********
Sei que muitos colegas irão dizer que não temos nada a lembrar positivamente, quando se trata de eventos culturais que aconteceram no ano de 2014;
*********
Porém, tenho que discordar. Temos alguns fatos que temos que elogiar. Vamos ver!

*********
O Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua que este ano foi cem por cento coordenado pelo Sesc. O Sesc também levou para outros municípios além de Porto Velho o Festival Palco Giratório.

********
O Levy junto com a Golda realizaram o Festival de Cinema Curta Amazônia que contou com grande aceitação do público.
********
Enquanto o FestcineAmazônia foi o maior sucesso com a presença do Kaka Carvalho e do Osmar Prado.
*******
O Ministério Público com a interferência do Procurador de Justiça Heverton Aguiar proporcionou à Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia a realização do Arraial Flor do Maracujá que foi considerado o melhor dos últimos dez anos.

********
A Funcultural de Porto Velho promoveu o São João no Centenário repassando aos grupos folclóricos, recursos para os mesmo se apresentarem no Arrastão de São João. Arraial Flor de Cacto, ArraiáLeste, Arraial do Nacional e Arraial de São Tiago e Arraial Comunidade no Sertão.

********
Os shows musicais que acontecem de segunda a sábado no Mercado Cultural, contaram com o apoio financeiro da prefeitura de Porto Velho. Tudo por conta do Centenário do município.
********
Os blocos carnavalescos de trio elétrico desfilaram no mês de julho participando do 1° carnaval fora de época promovido pela prefeitura de Porto Velho, em virtude da cheia do Rio Madeira que impossibilitou os desfiles no mês de fevereiro.
*******
Nunca se viu na cidade, tanto show de rock como neste ano de 2014 e o que foi melhor, com bandas locais tocando musicais autorais.

********
Pela primeira vez aconteceu o Madeira Festival cujo objetivo é a valorização musical, culinária e artesanato local.
********
Para fechar com chave de ouro os acontecimentos culturais positivos no ano de 2014,

********
Foi inaugurado pelo governo do estado o Teatro Palácio das Artes Rondônia que conta com o anexo Teatro Guaporé. Em conseqüência de sua inauguração vários espetáculos de dança, teatro e musica aconteceram no mês de dezembro, Tudo Grátis!

********
A cereja do bolo cultural foi a inauguração do prédio que ficou conhecido como “Da Câmara Municipal” que passou a ser o Museu Vereador Anísio Gorayeb. Mérito aos vereadores de Porto Velho em especial ao presidente Alan Queiroz, em especial a Associação Cultural Rio Madeira – ACRM.

********
Às vezes somos muito radicais e em conseqüência, deixamos de ver as coisas boas que acontecem ao nosso redor.
********
2014 não foi lá essa “Brastemp”, mas, deu pro gasto!

********
SALVE 2015!

Nenhum comentário: