quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira - 11.12.14

Hoje na livraria Exclusiva acontece o lançamento do livro Seringueiros da Amazônia – Sobreviventes da Fartura do professor Nilson Santos.

*********

A solenidade esta marcada para começar as 19h30. A livraria Exclusiva fica a rua Carlos Gomes 2340, sub esquina da Guanabara.

*********

Os organizadores do evento enviaram convite acompanhado do seguinte: “Olá! com Satisfação, partilhamos com você, o lançamento do livro do Prof. Nilson Santos, onde a Vida ganha fluidez e pulsação nos relatos de história de vida dos Seringueiros da Amazônia, ao mesmo tempo em que somos contaminados com os resgates dos mitos da floresta, vivos nas narrativas de cada seringueiro”.

*********
Nilson Santos, é prof. Dr. da Universidade Federal de Rondônia, fotógrafo e pesquisador.

********


“A experiência essencial que Nilson Santos nos convida a empreen­der neste livro não é mais um momento acadêmico, mas uma “expe­riência interior”. Isso quer dizer que não saímos iguais depois dessa experiência. Os seringueiros de Nilson latejam da mais pura vida. Eles sentem e lutam e reivindicam não como con­ceitos ou fragmentos de discursos montados pelo pesquisador, mas enquanto plenitudes essenciais. Livro raro não apenas para quem quer conhecer de perto a vida nos seringais da Amazônia, mas um acontecimento para todos que desejam enfrentar o outro na dimensão do outro, sem a perigosa fantasia que produz um outro escalpelado e domado.”
 Alberto Lins Caldas (prefácio).

**********

“O seringal é o cerne – mas Nilson insiste em que não se trata de uma imagem abstrata, simplificada. Seu conjunto forma a vida no seringal, com traços em comum, porém com múltiplos atores e facetas; cada destino per­faz um sentido único, alarga a compreensão de um Brasil ignoto.” Betty Mindlin (apresentação).

********

“O livro que se tem a mão é forte por retraçar his­tórias pessoais, narrativas de grupo no encalço do respeito, tudo sem desmentir os fundamentos de uma necessária história pública, expressão em um tipo de narrativa eficiente e moderna que, a um tempo alarga o conhecimento e o põe a mostra como formuladora de políticas cidadãs”.

********

Depois disso tudo só nos resta prestigiar o livro que já está sendo comentado em tudo quanto é roda literária em especial entre os que gostam de história regional.

********
Enquanto isso, algumas pessoas sem saber o que estão postando (agora é postando, não é mais falando ou escrevendo), criticam a prefeitura de Porto Velho sobre a decoração natalina que está sendo colocada em alguns pontos da cidade.
*********
É o Natal Sustentável onde a decoração é em sua maioria feita com material reciclável, como pneus, garrafas pet, copos de plásticos e outros.

*********
Não é a primeira vez que a prefeitura de Porto Velho se utiliza desses materiais, para decorar a cidade durante as festas natalinas.

********
Se não estou enganado, quando o Ocampo foi secretário da SEMCE e o prefeito era o Carlinhos Camurça ele (Ocampo) montou uma árvore de natal de garrafa Pet na Praça Aluizio Ferreira.
********
Os moradores da rua José Camacho todos os anos decoram o trecho de 300 metros aproximadamente, também com material reciclável e tudo quanto é mídia faz a maior divulgação.

*******
É bem melhor decorar a cidade do jeito que estão decorando este ano, do que aquela decoração do ano passado, que consumiu R$ 800 Mil e ninguém viu nada.

********
Sem essa de querer dizer que os pneus que formam as árvores de natal, são nocivos à saúde da população. A preocupação tem que ser com o custo desse material reciclável!

Nenhum comentário: