quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

D’Palma apresenta Reconstruindo a Identidade Ribeirinha


O grupo D´Palma faz um resgate das raízes beradeiras neste final de semana com a estréia de “Reconstruindo a Identidade Ribeirinha”, espetáculo de dança contemporânea contemplando com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. O projeto foi desenvolvido em comemoração ao centenário de Porto Velho e convida os espectadores a uma reflexão sobre a sua identidade cultural.
Em cena dez bailarinos traduzem a vivência e o cotidiano dos ribeirinhos através da dança, com a utilização de trilha sonora de artistas locais que refletem a realidade desse ambiente em meio a natureza. A pesquisa para este trabalho foi feita através de visitas a comunidades e entrevistas com moradores de localidades como Nazaré e São Carlos com o apoio de material bibliográfico. “Queremos mostrar ao público como é bonita a sua história e ajudar nesse resgate. Quando iniciamos a pesquisa foi com o objetivo de comemorar o centenário de Porto Velho, mas veio a cheia do rio Madeira e esse trabalho ganhou um significado novo”, informa Janderson Cabral, coreógrafo e bailarino do espetáculo.
Criado em 2011, o grupo D´Palma é formado por bailarinos convidados e ex-alunos do maitre de ballet Adair de Castro Palma precursor da dança em Rondônia. O objetivo do grupo é manter acesa a essência ensinada pelo artista que fortaleceu e incentivou através da sua dedicação a Escola Municipal de Ballet e a formação de alunos do Ballet Municipal. Edicléia Jucá, ex-aluna diz que esta foi a forma encontrada de homenagear o artista. “Ele lutou muito para fortalecer a dança em Rondônia e nós que convivemos com ele vimos o quanto ele se dedicava. Seu trabalho merece reconhecimento e não pode ser esquecido”, enfatiza a bailarina.
Serviço
Espetáculo "Reconstruindo a Identidade Ribeirinha"
Prêmio Funarte em Dança Klauss Vianna 2013
Data: 20 e 21 de dezembro de 2014
Horário: 20h
Classificação livre
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita
Informações: https://www.facebook.com/dpalmadanca
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia

Nenhum comentário: