terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira


Domingo passado 21, caminhando pela avenida Sete de Setembro, durante a promoção do CDL – Domingão da Sete, a pergunta de uma criança de aproximadamente cinco anos de idade, me deixou preocupado.

********
Era uma menina, que ao ver a figura do Papai Noel, perguntou a sua mãe: “Mãe o Papai Noel quer dizer Natal?”

********
A mãe olhou pra menina e talvez para não decepcioná-la, respondeu que “sim, o Papai Noel quer dizer Natal!”

********
A resposta me deixou deveras preocupado, pois o verdadeiro sentido do Natal está deixando de existir. Hoje as pessoas transformaram a data do nascimento de Jesus Cristo no maior evento mercantilista que se tem noticia na terra.

********
No meu tempo de criança também ficávamos esperando pela visita do Papai Noel na noite de Natal, porém, durante todo mês de dezembro, o melhor programa era ir às novenas na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, não apenas pelas orações proferidas por Dom João Batista Costa, o negócio era apreciar o presépio que era montado todos os anos dentro da igreja.

********
As figuras de Maria, José, os Três Reis Magos oferecendo Mirra, Incenso e Ouro ao Rei que acabara de nascer. Acabara de nascer numa manjedoura, portanto, sem contar com nenhum aparato sofisticado, que já no nascimento mostrou que acima de tudo, está a humildade e o respeito para com seu próximo.
*********
No berço de Jesus não existia nenhuma colcha de veludo e nenhum lençol de cetim vermelho, a luz era a das estrelas, inclusive aquela que guiou os Reis Magos.

********
Jesus ao nascer ouviu o Mugir de vacas, o berro das ovelhas e de outros animais, seu berço era forrado com feno. Tudo na mais pura simplicidade.
********
Esse menino que veio ao mundo com a missão de nos salvar cresceu e se tornou o mais sábio homem que já viveu na terra. Incompreendido ele sempre foi e será. Na realidade, ele não foi e não é incompreendido, é desobedecido.

********
O homem na usura da riqueza, finge que esquece a figura de Jesus, seu objetivo é faturar e faturar, não interessa de que jeito, o negócio é estar por cima da “carne seca”.

*********
E então transformou a figura do Papai Noel na maior figura de marketing que já existiu na face da terra. Ninguém vende mais que Papai Noel.

*********
E enquanto as filas aumentam a cada dia, para uma foto no colo do “Bom Velinho”, a figura de Jesus Cristo vai sendo esquecida no mais escondido local do ambiente.

*********
Em nome de Jesus os traficantes invadem as festas de Natal, colocam dentro dos sapatos dos jovens, o Crak que termina fazendo suas cabeças e deixando a cabeça dos pais em “frangalhos”.

********
Antes a gurizada ia dormir cedinho pensando no presente que Papai Noel deixaria no sapato deixado na janela e deixava, mas o Papai Noel só chegava após a Missa do Galo a Missa que festeja o nascimento do Menino Jesus.

********
Hoje não só a criançada, mas a maioria dos seres humanos que se diz cristão, quando se referem ao Natal, só se lembra da figura do Papai Noel, dos presentes, da árvore de natal e da ceia.

********
Poucos são os que dão prioridade ao verdadeiro sentido do Natal que é o nascimento de Jesus Cristo.

********
Continuei andando pela Sete de Setembro, porém a pergunta daquela menininha não me saía do pensamento.

********
“Mãe o Papai Noel quer dizer Natal?”

********
Não minha filha! Natal é o aniversário de nascimento daquele que veio para tentar salvar o mundo e até hoje não conseguiu, mas, se Deus quiser conseguirá.

*******
Que a estrela que guiou os Reis Magos até a manjedoura onde nasceu Jesus, nos ilumine e nos faça ter um Feliz Natal!

Nenhum comentário: