quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira - 04.12.14


Porto Velho amanheceu ontem quarta feira 03, sob mais uma onda de prisão e apreensões. Foi a Operação Lundus deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia.

*********
Não quero aqui discutir a Operação em si, minha preocupação é com o significado do nome LUDUS.
********
A matéria distribuída pela assessoria de comunicação do MPE diz que o nome da Operação é uma referencia ao local da Grécia antiga, no qual eram realizadas atividades desportivas.

********
Corri para a “santa” Internet para saber realmente o significado da palavra Ludus e lá encontrei o seguinte:

********
Ludus: Era a idéia Grega do amor brincalhão, o carinho entre jovens namorados. Todos nós já tivemos um gosto dele na paquera e provocações nos estágios iniciais de um relacionamento. Mas também vivemos a nossa LUDUS quando nos sentamos em torno de uma mesa de bar, rindo com os amigos, ou quando saímos para dançar. Dançando com estranhos pode ser a atividade lúdica final, quase um substituto lúdico para o sexo em si . As normas sociais tendem a desaprovar este tipo de frivolidade afetiva em adultos, mas um pouco mais LUDUS pode ser exatamente o que precisamos para apimentar nossa vida amorosa.
********
No caso da operação em Rondônia vai ver que a turma estava utilizando o dinheiro público como se fosse uma competição esportiva. Cada um querendo levar mais que o outro pra sua conta bancária. É a pratica do Esporte da Corrupção.

********
Na boca da noite, o Espaço Alternativo é utilizado realmente para a prática do esporte através das caminhas e até corridas.

*******
Pro lado da madrugada o que se vê são carros estacionados com certeza com seus ocupantes praticante o esporte mais bacana do mundo que é o fazer sexo.

********
Então a denominação da Operação Ludus está corretíssima pois a turma que foi chamada as falas pelo MPE praticava o esporte da corrupção, correndo com o dinheiro do estado o mais rápido possível, era um verdadeiro caso de amor com o erário público.
********
Enquanto isso o caboclo da beira do rio, ao saber de mais uma falcatrua, vira o beiço e fica de LUNDU.

********
Nesse caso o Lundu quer dizer: Amuo, Zanga, Mau Humor. Nós os beradeiros costumamos dizer quando uma pessoa aparece com a cara fechada:

********
Fulano de tal amanheceu de Lundu, quer dizer, com raiva, amuado.

********
Com certeza essa é a situação da maioria dos rondonienses ao saberem que pessoas que até então estavam na conta de honestas, decepcionam e são presas por superfaturarem uma obra que está sendo feita com o dinheiro público.

*********
Deixando o Lundu de lado. Vamos puxar nossa orelha pela falta do maior principio do jornalismo, que é procurar mais de uma fonte para divulgar uma notícia.

********
Na edição de ontem, postei que o cidadão Rodnei lá de Rolim de Moura tinha sido indicado para assumir a Superintendência de Esporte e Cultura de Rondônia a Secel, simplesmente porque um das minhas fontes disse.

********
Já por volta das 19h00 a mesma fonte, me ligou para dizer que o nome do Rodnei havia sido colocado na postagem como lobby, Que era um pessoal de Rolim de Moura que pediu pra colocar, que não tinha nada confirmado.

*******
Era tarde demais, pois a coluna já havia sido ripada e o caderno já estava sendo impresso, quer dizer, não deu para retirar a “Barrigada”.

*******
Sendo assim amigos da Cultura e Esporte. Continua valendo a lista tríplice protocolada pelo Conselho de Cultura na manhã de segunda feira na recepção da Sala do Governador Confúcio.
*******

Na lista que os Conselheiros enviaram consta os nomes da Eluane, do Jovino e do Jeferson. 

Nenhum comentário: