sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira - 27.12.14


Ontem meu amigo escritor, jornalista e atualmente editor do jornal Alto Madeira Lucio Albuquerque me ligou, querendo saber sobre os cinco destaques culturais na minha visão, do ano de 2014.

*********
Minha resposta foi, pela ordem: A inauguração do Teatro Palácio das Artes Rondônia; A inauguração da restauração do Prédio da Ladeira Comendador Centeno que ficou conhecido como “Da Câmara”; A realização do Arraial Flor do Maracujá pela Federon com a anuência do Ministério Público de Rondônia; O Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua; E a evolução da Orquestra Villa Lobos.

*********
É claro que muitas outras ações culturais merecem destaque em 2014, mas, como ele pediu apenas cinco optamos pela lista acima.

*********
Você viu que colocamos como segundo lugar entre os destaques, a restauração do prédio da Câmara de Vereadores. Poderíamos até ter colocado em primeiro lugar, pois, graças a determinação do vereador Alan Queiroz, a ACRM conseguiu o objetivo maior do seu Regimento Interno que era justamente a restauração do prédio que para a turma do meu tempo ficava na “Ladeira da Prefeitura”.
*********
O discurso do presidente da ACRM William Haverly nos Lembrou as solenidades dos anos cinqüenta e sessenta, quando os oradores faziam sucesso. William escreveu e leu o que muitos gostariam de dizer e não dizem porque não tem a coragem e muitas vezes quando tem coragem, lhes falta a oportunidade. O detalhe foi a eloqüência do William.

*********
Lembrou o orador dos “Chá de Cadeira” que pegou juntamente com a diretoria da Associação que é dirigida por ele, e chegou a ficar irritado ao lembrar-se da decoração de Natal que o prefeito atual mandou fazer na cidade. “Não posso concordar com tanta falta de respeito para com o nosso povo. ‘Chuto o Balde’ pra tamanho descaso”.

*********
O interessante foi que ao seu lado estava o vice prefeito de Porto Velho, que baixou a cabeça como quem diz: “não tenho nada a ver com isso”

********
Os aplausos ecoaram por todo centro histórico de Porto Velho, quando o Cabo Áureo pediu licença e se apresentou ao presidente da Câmara de Vereadores Alan Queiroz obedecendo ao ritual que os militares praticam ao se apresentar aos seus superiores. Aí lembramos do tempo que o Cabo Áureo, fazia a tropa subir a Ladeira Comendador Centeno correndo de costas. Muita gente ficava esperando o pelotão de soldados do 5° BEC só pra ver Cabo Áureo fazê-los subir a ladeira correndo de costas.

********
O Memorial Vereador Anísio Gorayeb foi inaugurado. Agora os moradores de Porto Velho tem a obrigação de colaborar doando peças que representam a nossa história para completar o museu.

********
Museu da Imagem e do Som. Se você tem algum vídeo que pode ser considerado como história de Porto Velho doe ao Memorial, procure a direção da Associação Cultural Rio Madeira. Tem Basinho, Willian, Maciste, Ernesto Melo e muitos outros que fazem parte da diretoria.

********
Você também é responsável pela formação do acervo do nosso Museu da Imagem e do Som. A prelazia dou a primeira mesa de som da Rádio Caiari assim como o primeiro gravador Akay. Falta a sua doação.

*********
Não sei se os vereadores aprovaram Lei que obriga a prefeitura de Porto Velho a destinar orçamento e o financeiro para a manutenção do Memorial Anísio Gorayeb. Se não aprovaram, aprovem, para que o Anísio Gorayeb não se transforme num Memorial Jorge Teixeira que até bem pouco tempo, sofreu com a falta de recursos para sua manutenção.

********

Parabenizamos a Câmara de Vereadores de Porto Velho pela obra! 

Nenhum comentário: