segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

160 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição

Ontem dia 08, várias cidades da Amazônia e do Brasil festejaram o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição inclusive, com seus governantes decretando feriado religioso, como foi o caso de Belém (PA), Manaus e Humaitá (AM). Em Porto Velho a igreja católico celebrou o dia da Mãe de Jesus com uma missa realizada na Capela de São Francisco ao meio dia.
A igreja católica de todo mundo, celebrou também na data de ontem 08, os 160 Anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.
Em razão desta memorável data e como singela homenagem a Nossa Senhora, transcrevemos abaixo trecho de um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, intitulado A santa intransigência, um aspecto da Imaculada Conceição, publicado na revista Catolicismo de setembro/1954, ano do centenário do magnífico Dogma.
Imagine-se uma criatura tendo todo o amor de São Francisco de Assis, todo o zelo de São Domingos de Gusmão, toda a piedade de São Bento, todo o recolhimento de Santa Teresa, toda a sabedoria de Santo Tomás, toda a intrepidez de Santo Inácio, toda a pureza de São Luiz de Gonzaga, a paciência de um São Lourenço, o espírito de mortificação de todos os anacoretas do deserto: ela não chegaria aos pés de Nossa Senhora.
Mais ainda. A glória dos Anjos é algo de incompreensível ao intelecto humano. E a glória de Nossa Senhora está incomensuravelmente acima de todos os coros angélicos.
A esta criatura dileta entre todas, superior a tudo quanto foi criado, e inferior somente à Humanidade Santíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus conferiu um privilégio incomparável, que é a Imaculada Conceição.
“Imaculado” significa etimologicamente a ausência de mácula, e pois, de todo e qualquer erro por menor que seja, de todo e qualquer pecado por mais leve e insignificante que pareça. É a integridade absoluta na fé e na virtude. É portanto a intransigência absoluta, sistemática, irredutível, a aversão completa, profunda, diametral a toda a espécie de erro ou de mal. A santa intransigência na verdade e no bem é a ortodoxia, a pureza, enquanto em oposição à heterodoxia e ao mal. Por amar a Deus sem medida, Nossa Senhora correspondentemente amou de todo o coração tudo quanto era de Deus. E porque odiou sem medida o mal, odiou sem medida Satanás, suas pompas e suas obras, o demônio, o mundo e a carne.
Nossa Senhora da Conceição é Nossa Senhora da santa intransigência. 

Nenhum comentário: