sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira - 13.12.14

Apesar da borracharia ou será borracheira, que assola Porto Velho em nome da comemoração do nascimento de Jesus.

********
A turma do carnaval não dorme no ponto. Até porque alegoria é com esse povo mesmo.

********
Hoje 13, o Bloco Mistura Fina promove seu primeiro encontro visando o desfile do 31 de dezembro. A reunião vai acontecer a partir as 14h00 no Bar do Calixto reduto da escola de samba Asfaltão.

********
Por falar nisso, parece que estão querendo acabar com mais essa tradição, ou seja, o reduto do Bloco Mistura Fina. Não vamos confundir o Mistura Fina com nenhuma escola de samba. Apesar do pessoa do Asfaltão ser o responsável pela organização do bloco, não pode e nem deve levar os encontros para outro local.

********
O Bloco Mistura Fina que foi criado pelos técnicos que vieram trabalhar na construção da Hidrelétrica de Samuel cuja maioria era carioca, nasceu num prédio de apartamentos onde aquele povo morava, situada à rua Guanabara entre a Carlos Gomes e a D. Pedro II no bairro São Cristóvão.

********
Dali eles saiam, sempre no dia 31 de dezembro, rumo ao Bar do Casimiro onde encontravam a turma carnavalescas de Porto Velho, entre eles Manelão, Bainha, Silvio Santos, Oscar e tantos outros que se entravam no cordão e desciam no rumo da Carlos Gomes, Presidente Dutra, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco até o Casimiro onde geralmente o Deusdete Careca já tinha preparado o Caldo de Carneiro que era degustado por todos.

********
Quando a construção da Hidrelétrica de Samuel terminou e os técnicos entre eles Zé Leôncio e Edinho tiveram que regressar aos seus estados de origem, se reuniram com o Manelão e o Bainha e se não me engano o Oscar e pediram para eles não deixarem o bloco acabar.

********
É bom lembrar que o Bainha ajudou na formação do bloco já que à época era freqüentador assíduo de uma residência na rua Guanabara bem perto do apartamento dos empregados da Odebrecht que trabalhavam na Hidrelétrica de Samuel. Por isso foi o único rondoniense que participou da fundação do Bloco Mistura Fina.

********
Os cariocas foram embora e o Bloco passou a sair do Bar do Casimiro até que seu proprietário faleceu e o Bar Fechou e então:

*********
Então as reuniões passaram para o Bar do Antônio Chulé, local que pelo menos até o ano passado, era aonde a turma se reunia para apresentar as marchinhas e os sambas composto para o carnaval.

********
O Antonio Chulé há muito tampo não gerencia o Bar e mesmo assim, a Coordenação do Bloco sempre deu preferência para se reunir no ambiente, independente de quem está gerenciando.

********
Agora, conforme nota postada nas redes sociais, está marcando a primeira reunião do Bloco para se discutir o desfile do próximo dia 31 deste mês, para o Bar do Calixto.

*******
Nada contra, mas, tradição é tradição. Se o Bar Antonio Chulé continua funcionando na esquina da rua Joaquim Nabuco com a rua Bolívia, não tem porque mudar o local dos ensaios.

*******
Creio que os coordenadores achando que a moçada está habituada com as rodas de samba do Bar do Calixto, marcaram o encontro pra lá.


Com certeza marcarei presença e serei questionado, por ter escrito essa coluna, cobrando a manutenção da tradição.

********
Uma coisa é certa, as nossas tradições estão sendo levadas pelo ralo da falta de respeito. Vamos pelo menos tentar preservar o que nos resta. O Mistura Fina é uma das nossas tradições que precisa ser valorizada e respeitada. Nada contra o Bar do Calixto, mas, a tradição do Mistura é sair do Bar Antonio Chulé! 

Nenhum comentário: