segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira - 23.12.14




Porto Velho volta a usufruir a partir das seis horas da tarde desta terça feira 23, do prédio onde funcionou por muitos anos a Prefeitura Municipal, depois Corpo de Bombeiros e a Câmara Municipal.

*********
Faz tempo que a sociedade portovelhense sonha com a restauração daquele prédio da ladeira Comendador Centeno ou da rua José Bonifácio

*********
A prefeitura municipal de Porto Velho funcionou ali, desde o governo de Joaquim Augusto Tanajura o primeiro prefeito eleito logo depois no Major Guapindaia.

********
Depois que todo mundo se mudou cada um para suas sedes modernas, o prédio ficou a mercê das intempéries do tempo. Virou abrigo de “vagabundo noiados” até que um dia.
*********
O Berlange veio passar férias em Porto Velho e justamente com o Basinho acharam por bem tomar partido em prol da restauração daquela casa.

*********
Berlange porque mora fora da cidade e todo nativo, quando mora em outra cidade e retorna à sua terra natal, procura os locais de referencia da sua infância. Aliás, Berlange quando retornou já era Dr. E não faz muito tempo não!

********
O Basinho que é o nosso amigo escritor Antonio Serpa do Amaral Filho, porque seu pai governou o município do gabinete que funcionava no prédio. Era o Seu Serpa do Amaral o prefeito das “Paródias”.

********
Ai criaram a Associação Cultural Rio Madeira e passaram a se reunir nas ruínas dos prédios, com toda a fedentina existente em virtude do ambiente servir como sanitários para os moradores de rua, em especial os da rua Floriano Peixoto (que estão lá até hoje).

********
Algumas atividades culturais passaram a acontecer no ambiente e o Zola Xavier estava por aqui também pesquisando na tentativa de realizar ou produzir um filme sobre a “Caçambada Cutuba” que não foi pra frente não sei por que.

********
Essa primeira investida não logrou êxito, mas, a turma não parou, ficou fuçando até que o escritor William Haverly assumiu a presidência da ACRM e o Alan Queiroz foi eleito vereador e assumiu a presidência da Câmara.

********
Com o apoio político a Associação como se tivesse ingerido uns Red Bulls criou asas e foi pra cima. Foi pra cima e não deu trela pro azar.

********
O Vereador Allan Queiroz se comprometeu em nome da Câmara a bancar a restauração e o negócio foi pra frente.

********
Sem fazer muito alarde à obra foi sendo realizada de trás pra frente, parece para não chamar muita a atenção dos curiosos e críticos de plantão.
********
A idéia era entregar à população no dia 2 de outubro passado dia do centenário do município de Porto Velho. Não foi possível alguma coisa ainda estava faltando ser concluída.

********
Mesmo assim naquele dia Basinho e a turma da Associação realizaram o evento “Intervenção Cultural” no quintal do prédio e o Allan em seu discurso disse que ainda este ano o prédio seria entregue e com o “Memorial Anísio Gorayebe’ funcionando.

********
Hoje dia 23 de dezembro a Associação Cultural Rio Madeira – ACRM recebe do presidente da Câmara dos Vereadores Allan Queiroz o prédio totalmente restaurada e com o Memorial Anísio Gorayebe pronto para começar a funcionar.

********
Segundo o fotografo J Gomes do Diário da Amazônia será a segunda obra que começa e é concluída depois de muitos anos em Porto Velho. Diz J Gomes a primeira foi a ponte sobre o rio Madeira e a 2ª a restauração do prédio da Ladeira Comendador Centeno!

********
Mais uma vez fica provado, que quando existe vontade política, ou melhor, determinação a coisa anda.

********
Parabéns a Associação Cultural Rio Madeira e obrigado ao vereador Allan Queiroz pelo Memorial Anísio Gorayebe!

Nenhum comentário: