segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dia nacional do samba comemorado em Porto Velho

Hoje se comemora em todo o Brasil o Dia Nacional de Samba. A data surgiu por iniciativa de um vereador baiano Luis Monteiro da Costa para homenagear o compositor Ary Barroso que apesar de já ter composto o samba “Na Baixa do Sapateiro”, nunca tinha ido à Bahia e justamente num dia 2 de dezembro do inicio da década de 1950, Ary foi a Salvador e o vereador aprovou seu Projeto criando o dia do Samba que em 1962 passou a ser oficialmente como Dia Nacional do Samba.
Em Porto Velho as comemorações pela passagem do Dia do Samba aconteceram no final de semana, precisamente na sexta feira 28, durante a apresentação do Projeto “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” no Mercado Cultural e no sábado 29, na “Roda de Samba do Beto Cezar” também no Mercado Cultural ambos com show do compositor de samba carioca Adalto Magalha.
O sambista Marquinho do Cavaco também realizou um evento sexta feira, 28, com a presença do cantor carioca Jorginho China na sede da AEC em comemoração à data, assim como a Escola de Samba Os Diplomatas apoio o Projeto “Gigantes do Samba” que aconteceu na tarde de sábado 29, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Fardão da Fina Flor


Os compositores e baluartes do samba em Rondônia, Silvio M. Santos e Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha, foram homenageados por suas contribuições a divulgação e pelas obras musicais compostas no ritmo do samba sexta feira 28, durante o show do Adalto Magalha, foram agraciados com o “Fardão” da Fina Flor do Samba na categoria “Mestre do Samba de Rondônia”. A homenagem que contou com o apoio da Funcultural de Porto Velho reconhece em Bainha e Silvio Santos os dois maiores compositores e criadores de escolas de samba de Rondônia. Bainha é um dos fundadores das escolas de samba: Os Diplomatas, Mocidade Independente do KM-1, Unidos da Castanheira, Unidos da Nova Porto Velho e Unidos do Guaporé de Ji Paraná. Enquanto Silvio Santos contribuiu com a fundação da Escola de Samba Pobres do Caiari; Mocidade Independente de KM-1, Unidos da Nova Porto Velho e Banda do Vai Quem Quer. Os dois também são os maiores compositores de samba enredos das Escolas de Samba de Porto Velho. “Nada mais justo do que fazermos essa homenagem aos verdadeiros baluartes do samba em Rondônia”, disse Ernesto Melo.
Sábado na Roda de Samba do Beto Cezar além do show do Adalto Magalha o público aplaudiu o especial com o Grupo Kizomba.



Para fechar as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, o compositor sambista Beto Cezar realiza a partir do meio dia desta terça feira 02, em sua residência, uma roda de samba regada a muita cerveja e churrasco. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé...”.

Nenhum comentário: