quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A morte do Zizi o artífice de todos os palcos


Rondônia e em especial sua capital Porto Velho, perdeu na tarde da última terça feira 17, um dos seus mais queridos moradores, o empresário Alcimar do Casal o seu Zizi do Bar do Zizi.
Durante o velório numa conversa descontraída com a arquiteta, artesã, bonequeira e artista plástica Maria Luiza Silva a Lu Silva  repente ela falou: “Zekatraca você sabe me dizer se o Zizi escreveu algum livro, pintou alguma tela, escreveu algum poema, compôs alguma música ou sabia tocar algum instrumento?”. Admirado e ao mesmo tempo surpreso com a indagação da amiga, respondi que até aquele momento nunca havia ouvido falar que o “seu” Zizi sabia fazer alguma daquelas ações motivo da pergunta. Não satisfeita com minha resposta, a boêmia (ela adora freqüentar a programação musical do Mercado Cultural), mais um vez me surpreendeu ao lembrar:
“Pois fique sabendo que o “seu” Zizi foi tudo isso que falei, pois mesmo sem saber, escreveu um dos melhores livros da história cultural de nossa cidade, pintou a mais bela tela que um artista plástico já pode produzir, foi o autor do mais sublime poema de amor a nossa cultura e compôs a mais bela canção musical sobre a nossa história, além de ter sido exímio músico ao realizar os mais lindos solos que já se ouviu pelos quatro cantos da nossa Porto Velho”. Tudo prosseguiu Lu Silva, ao tomar a decisão de não vender a concessão dos seus Box do Mercado Municipal, não porque pensava em se tornar um pioneiro da defesa do nosso patrimônio cultural, mas, para defender o sustento da sua família, que era todo tirado do lucro da venda da famosa saltenha do Zizi, dos deliciosos refrescos e picolés feitos de frutas regionais e é claro, da venda de cerveja e cachaça, isso na Lanchonete “Vitória Régia” (e não bar) e da venda de peças artesanais, principal produto da Casa Amazonas. Foi por isso que ele resistiu e não cedeu de maneira nenhuma a concessão dos seus Box, para a empresa que já havia adquirido as concessões dos demais proprietários. Essa atitude o levou a beneficiar com a transformação do ambiente em Mercado Cultural artistas de todos o segmentos culturais.

Por isso, consideramos o “seu” Zizi como o ARTISTA DE TODOS OS PALCOS!

Nenhum comentário: