terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Lenha na Fogueira - 10.12.14

Porto Velho desde ontem respira rock. Aliás, há algum tempo quem manda nas baladas da capital rondoniense é o rock. A moçada não brinca em serviço, é festival pra todo lado e todo tempo.

*********
Ontem no Mercado Cultural começou o Wood Rock que vai ficar na agenda até sábado dia 13, com o encerramento nas escadarias da UNIR Centro. É rock pra tudo quanto é gosto e o que é melhor, com o apoio da Funcultural de Porto Velho.

********
Isso sem falar que toda terça feira acontece também no Mercado Cultural o Jan Bera cujo ritmo mais tocado é o rock.

********
Enquanto isso a moçada das escolas de samba ainda não conseguiu convencer o prefeito Mauro Nazif, que os desfiles das escolas de samba é uma tradição em Porto Velho desde o ano de 1946, quando o Bola 7 colocou a Escola de Samba “Deixa Falar” desfilando pelas ruas da cidade.

*******
O governo de Mauro Nazif está entrando em seu terceiro ano sem realizar desfile de Escola de Samba. Meu amigo Antonio Chagas o popular Cabeleira até bem pouco tempo presidente da Federação das Escolas de Samba de Rondônia, adoeceu, foi internado e submetido à cirurgia tudo provocado pelo estresse pela falta de apoio as nossas escolas de samba.

********
No carnaval passado, suspenderam os desfiles das escolas de samba em virtude da cheia do Rio Madeira.

********
A presidente da Funcultural era a Jória Lima que até conseguiu passar para as agremiações carnavalescas R$ 350 Mil. Como os desfiles foram suspensos nos dias tradicionais, ficou para uma nova data e essa nova data, aconteceu no mês de julho, aí o dinheiro não deu para pagar os artesãos que confeccionam fantasias e alegorias e até hoje a pendenga ta rolando.

********
Até porque, o Christian Camurça dava a entender que não gosta de escola de samba, fez tudo para que as escolas não desfilassem no carnaval Fora de Época, ao exigir que os carnavalescos apresentassem a prestação de contas cuja obrigação era de uma entidade de nome Arco Iris.

********
 E o tempo foi passando e está chegando o carnaval de 2015 e até agora, a prefeitura de Porto Velho através da Funcultural não se pronunciou a respeito do assunto. Só sabem cobrar prestação de contas de coisa que nunca realizaram que é o desfile das escolas de samba.

********
A Jória enquanto presidente sempre dizia durantes as reuniões com os carnavalescos das escolas de samba. “Se vocês não desfilarem este ano (2014) o prefeito disse que até o final do seu mandato não vai mais liberar recursos nem pra estrutura e nem para a confecção de fantasia.

********
Tenho quase certeza que não era só ameaça, pois o fato está prestes a se concretizar.

********
A FESEC hoje é presidida pelo Hudson Mamede e pelo Carlinhos Maracanã e os dois já estiveram na Funcultural conversando com o presidente Marcos Nobre Júnior, mas até agora, não conseguiram pelo menos uma resposta positiva, se a prefeitura vai ou não apoiar os desfiles das escolas de samba em 2015.

********
É um tal de estamos analisando, vamos conversar e coisa e tal, mas, de concreto nada!

********
O carnaval de 2015 é no inicio de fevereiro, portanto, as escolas de samba têm aproximadamente 80 dias para fazer seus carnavais.

********
Porém, nenhuma escola de samba divulgou se vai ou não desfilar e nem a prefeitura disse se vai ou não apoiar os desfiles das escolas de samba de Porto Velho. É um verdadeiro carnaval!

********
Tem dinheiro pra tudo quanto é programação cultural na Funcultural, só não tem para os desfiles das escolas de samba. Esse sim, o carnaval cultural. Diz alguma coisa a respeito do assunto Marquinho! 

Nenhum comentário: