quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Palestra sobre o centenário de Porto Velho

Em parceria com o historiador Anísio Gorayeb, a prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), leva a história da cidade para alunos da rede de ensino fundamental. O objetivo é fazer com que os estudantes conheçam melhor a capital de Rondônia e, conseqüentemente, sua própria origem, tornando-se multiplicadores desses conhecimentos.
Gorayeb afirma que as palestras fazem parte da programação alusiva ao centenário de Porto Velho. “Estou encantado com a receptividade, o carinho e interesse dessas crianças pela nossa história”, disse. O historiador acrescenta que as palestras têm como público-alvo os estudantes das 20 escolas que tiraram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Cerca de 60 fotos são mostradas durante a interação com os alunos, contando a história de Porto Velho desde 1907, quando foi montado o 1º acampamento para aguardar os navios que aqui chegavam. Gorayeb ainda fala sobre os primeiros administradores da cidade, a construção da lendária estrada de Ferro Madeira Mamoré e prédios históricos, a exemplo do Mercado Cultural.

Haverá, ainda, passeio pelo centro histórico de Porto Velho, ocasião em que Gorayeb vai narrar aos estudantes a história da construção dos principais monumentos da capital rondoniense.

Nenhum comentário: