terça-feira, 14 de outubro de 2014

Brigitte Bardot tem sua trajetória destrinchada



Ícone de beleza e estilo e um dos maiores símbolos sexuais da história do cinema, Brigitte Bardot, famosa por suas atuações em filmes como E Deus criou a mulher (1956), de Roger Vadim, seu primeiro marido, e O desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, acaba de completar 80 anos. A controversa atriz francesa, que inspirou (e continua a inspirar) gerações, tem sua trajetória revisitada por Marie-Dominique Lelièvre nesta deliciosa biografia, em que conhecemos a verdadeira Brigitte Bardot: mimada, complexada, voluntariosa e, ao mesmo tempo, talentosa, sensível, encantadora. É essa ambiguidade o verdadeiro atrativo da atriz, que conquistou o público, amantes e famosos diretores de cinema, antes de se recolher ao ostracismo auto imposto para cuidar dos animais, há mais de quatro décadas. Autora de perfis para o jornal francês Libération e biógrafa de outras personalidades francesas marcantes, como a escritora Françoise Sagan, Serge Gainsbourg e Yves Saint Laurent, Lelièvre baseou-se em depoimentos inéditos para traçar um novo retrato da mulher e atriz, usando as próprias impressões de seu país e da sociedade dos anos 1950 e 60 para entendê-la. De femme fatale à figura polêmica na França, a autora descortina a vida de uma das mulheres mais famosas do mundo, que ainda permanecia misteriosa para muitos.
Marie-Dominique Lelièvre baseia-se em depoimentos inéditos para traçar um novo retrato da mulher e da atriz. E usa as próprias impressões da França e da sociedade dos anos 50 e 60 para entender seu objeto de pesquisa.
Depois de Sagan, Gainsbourg e Saint Laurent, Marie-Dominique Lelièvre, escritora e autora de perfis no Libération, acrescenta mais uma figura importante a seu ciclo francês.
BRIGITTE BARDOT
(Brigitte Bardot: Plein la Vue)
Marie-Dominique Lelièvre
Tradução de Clóvis Marques
Editora Record | Grupo Editorial Record
322 páginas
Preço: R$ 35
Formato: 16 x 23 cm

Nenhum comentário: