quarta-feira, 15 de outubro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 16.10.14

Amigo Silvio Santos aqui vai minha homenagem do Recife a meus queridos Professores da minha antiga Porto Velho, lembras? Úrsula Malone, Lourival Chagas (Português), Profª Raquel, José Otino, Amizael Gomes (Matemática), Profº Batalha (Carmela Dutra), Irmãos Maristas (Ginásio Castelo Branco), bons tempos. Saudades de Porto Velho. Estudei com o Bubu, Dr. Eliú Cabral do Hospital 9 de Julho, sou cunhado do grande jogador Nazaré do Moto Clube, abraço fraterno, Leonildo Bezerra/Recife

*********
Já que o negócio é saudosismo de acordo com as lembranças do Leonildo Bezerra/Recife. Vamos lá.

*********
Também fui aluno do professor Lourival Chagas, aliás, o melhor professor de português que já ministrou aula em nossa terra, (pra mim). O professor Lourival tinha como tradição, em toda primeira aula do ano letivo, mandar seus alunos (do ginasial) declamar o Hino Nacional Brasileiro.

********
Era a primeira nota do ano. Você já tentou declamar (decorado) o Hino Nacional Brasileiro. Não é fácil. Cantar tudo bem, mas, declamar é difícil.

********
Os calouros da primeira série do ginásio eram pegos de surpresa, pior era para aqueles cujo nome começava com a letra “A”, pois eram os primeiros a ser chamados para declamar. No meu caso ficava mais fácil, porque meu nome começa com a letra “S” e eu só era chamado lá pela quinta aula quer dizer, dava tempo de tentar decorar o poema de Joaquim Ozório Duque Estrada para a melodia de Francisco Manuel da Silva.

********
Outro professor que marcou muito meu tempo de estudante do ginásio, hoje é ensino Fundamental. Para se estudar o ginásio tinha que fazer o exame de admissão ao terminar a quarta série do primário e então se entrava para o ginasial que hoje representa da 5ª a 8ª (agora já tem a 9ª).

********
Foi o Dr. Otino de Freitas que era nosso professor de desenho. Sempre com seu cachimbo, ele nunca marcava o dia da prova, chegava como se fosse num dia de aula normal e dizia: Hoje “Quero ver quem tem roupa no quaradouro”, sabíamos que ele iria aplicar prova naquela aula.

********
O professor Amizael Gomes da Silva foi nosso professor de Geografia assim como o professor Abnael Machado de Lima. Quem lecionava história era o Eduardo Lima e Silva (Dudu) que faleceu precocemente vítima de acidente automobilístico.

*******
O professor de matemática era o Padre Moretti – Moretão como a gente o chamava (em sua ausência: Lá vem o Moretão) e o professor Eirado.
********
A nossa turma estudava no colégio Modelo depois Presidente Vargas que funcionava no prédio da Escola Normal Carmela Dutra – Hoje Instituto de Educação apenas no período noturno. Tivemos duas diretoras, professora Ena Lagos e a professora Marise Castiel. Quando o professor Batalha chegou à gente já estava concluindo o ginasial. 

********
Agora se é para lembrar mais longe. Minha primeira professora foi a professora Aurélia Banfield no jardim de infância Chapeuzinho Vermelho que funcionava no Grupo Escolar Barão do Solimões cuja diretora, era a Dona Odaléia Sadek e a vice diretora Dona Baba esposa do seu Vivaldo Mendes e mãe do Hiran Brito que também estudava na minha classe junto com o Vitinho Sadek e tinha o famoso Jorge Canduri também.

*********

É legal lembrar o tempo de adolescente, principalmente quando vem na memória pessoas tão queridas como os professores citados. Tem muitos outros como o Gutemberg, Chico Otero, Maria dos Prazeres, Úrsula Maloney, Nélio Guimarães, Câmara Leme, Vitor Ugo, Berenice Johnson e tantos outros. Obrigado a todos!

Nenhum comentário: