segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Lenha na Fogueira - 14.10.14




 “É alentadora a tua notícia. Fico feliz por ela, afinal de contas ninguém mais do que eu tinha interesse de que algo fosse feito naquele local, não só necessariamente, pela homenagem aos primeiros vereadores, mas, sobretudo pela memória cultural e patrimonial do Município de Porto Velho e sua gente. Se você tiver oportunidade de qualquer contato com o nosso querido Bubu (O Jesuá), o filho do Serpa do Amaral e os demais componentes da Associação, diga a eles que suas ações resgatam a dignidade daqueles que já se foram e de seus familiares. Mas também dão muita alegria a este Ex Vereador e a sua família, que teve o privilégio de como primeiro Vereador e mais jovem da nossa Amazônia na época, ter sido um daqueles que ajudaram a construir o progresso de nossa cidade, do nosso principal Município. Obrigado amigo! e um grande abraço para todos”. Prof. Francisco Teixeira

***********
A entrevista da Adelina Jacob tem recebido muitos comentários nas redes sociais. Em vista de tão ótima repercussão estamos programando viagem a Espigão D’Oeste para ouvir relatos da vida dos Pomeranos que vivem em Rondônia.

********
O Círio de Nazaré em Porto Velho este ano, foi ofuscado pela festa da padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.
*********
Acho que só mesmo na igreja do Bairro Castanheira onde está funcionando a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e na Capela de Nossa Senhora de Nazaré que existe no bairro Igarapé, a Padroeira do Território Federal do Guaporé/Rondônia foi festejada.

********
Antigamente os festejos em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré aconteciam na Catedral Sagrado Coração de Jesus e tinha até arraial durante o mês de outubro com quermesse, jogos, parque de diversão e as barracas das irmandades, Coração de Jasus, Filhas de Maria, Nossa Senhora do Carmo, Marianos etc.
********
O Círio de Nazaré (procissão) acontecia da seguinte maneira. Na véspera do dia da santa (segundo do domingo de outubro) saia a procissão que recebia o nome de translado da Catedral com a Berlinda para a Capela do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

********
Domingo pela manhã geralmente as 8h00, o Círio de Nazaré saia da Capela do Maria Auxiliadora rumo a Catedral onde acontecia a missa.
*********
Depois inventaram de fazer o translado para a igreja de Nossa Senhora das Graças. Quando estavam construindo o Santuário de Nazaré na rua Pau Ferro no bairro Castanheira, passaram a realizar o Círio saindo da Igreja de Nossa Senhora das Graças até a igreja da rua Pau Ferro. O percurso era feito de carro em virtude da distância entre as duas igrejas. Não deu certo.
*******
Aí a procissão passou a sair da igreja de Santa Luzia no bairro Caladinho para a Igreja de Nazaré no bairro Castanheira não deu certo também. Ainda era muito longe.
*******
De uns tempos para cá o Círio acontece entre a Capela de São Marcelino, segue por dentro do Conjunto Cohab, passa em parte da Jatuarana e chega a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré também na rua Pau Ferro. Tudo no bairro Castanheira e é bastante concorrido.

********
Já o Círio da igreja do bairro Igarapé sai da Capela do Espírito Santo no Conjunto 4 de Janeiro, no rumo da capela de Nossa Senhora de Nazaré no bairro Igarapé.
*******
O que quero dizer, é que em Porto Velho, a tradição é o Círio de Nazaré que este ano não recebeu a devida atenção por parte da igreja católica que preferiu dar ênfase a festa de Nossa Senhora Aparecida!

*******
E assim nossas tradições vão ficando em plano nenhum! 

Nenhum comentário: