segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Conselheiros de Cultura do Acre orientam Conselheiros de Rondônia





Por iniciativa do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Rondônia, responsável pela Coordenação Regional do Conecta – Fórum Nacional dos Presidentes de Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil, aconteceu na Cidade de Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, um encontro entre conselheiros de várias cidades do estado, com a participação do Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Acre, cineasta e professor Adalberto Queiroz de Melo, acompanhado do Conselheiro Dalmir Ferreira e do Secretário Executivo do ConCultura, Francisco Generozo, recepcionados pelo Teatrólogo e Conselheiro Chicão Santos que também é agente da SECEL – Superintendência Especial de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Rondônia, que tem como gestora a senhora Eluane Martins.
O encontro foi marcado por muita interação entre os integrantes dos dois conselhos, com troca de experiências e de informações que também subsidiaram o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Porto Velho e os demais conselhos municipais que se fizeram representar no evento.
Chicão Santos na abertura do encontro destacou a importância da participação do Conselho de Cultura do Acre representado por seu presidente Adalberto Queiroz, o conselheiro Dalmir Ferreira e o Secretário Francisco Generozo, acrescentando que “o Acre tem muito a contribuir conosco, pelas experiências acumuladas durante mais de uma década na construção de políticas públicas para a cultura”
Na ocasião Adalberto Queiroz, presidente do ConCultura, manifestou sua satisfação pela participação do Acre, como compromisso de compartilhar suas experiências culturais com este Conselho de Cultura do Estado de Rondônia e estreitar os laços de amizade entre dois povos vizinhos, de estados amazônicos que buscam, da melhor forma, superar dificuldades que são comuns a todos. E destacou: “Ser conselheiro é debruçar-se sobre uma tarefa nobre, na qual se trabalha a cultura como causa. Para o nosso trabalho ir à frente é preciso que a gente brigue, primeiro com a gente mesmo para poder entender os outros. Para isso é preciso se ter muita paciência e muita persistência. É justamente por isso que eu e Dalmir, que começamos essa luta nos anos 70, estamos aqui dando o nosso exemplo. A gente tem que fazer esse exercício todos os dias, buscando nos aperfeiçoar e comprometido com a causa do conselho que é olhar e trabalhar pelo coletivo”.
Francisco Generozo, advogado e Secretário do ConCultura, em suas intervenções, ofereceu valiosas contribuições nos aspectos legais e organizacionais que regem a estrutura de funcionamento dos conselhos de cultura”.
Dalmir Ferreira destacou a importância da cultura como patrimônio e sua valorização como premissa fundamental a ser reconhecida e financiada pelo governo, como dever constitucional e a sociedade representada no conselho tem o dever de fiscalizar a sua gestão, propor políticas e cobrar de seus governantes, aquilo que é de sua responsabilidade garantido por lei. “É por isso que é importante se construir política de estado, uma vez que os governantes são temporários e passam, mas os artistas, outros agentes da cultura e suas obras permanecem”, em síntese, finalizou Dalmir Rodrigues Ferreira.
O Conselho de Cultura de Rondônia funciona com a participação de conselheiros de vários municípios do Estado, diferente do conselho do Acre, representado por Rio Branco, mas a integração é constante, como instância de participação por meio de fóruns, conferências e encontros locais.

Nenhum comentário: