sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ainda há pastores? - Filme convidado do Festcineamazonia


Com direção e produção portuguesa do cineasta Jorge Pelicano, grande vencedor do Premio Lusofonia CineEco 2006, e ainda, filme muito bem recebido em vários festivais em todo o mundo, o Festcineamazonia 12ª Edição estará exibindo na noite do dia 07 de novembro, Teatro Banzeiros, o filme Ainda há Pastores?.
O filme documentário registra lugares que quase ja não existem mais. Casais de Folgosinho nem sequer é um lugar. Não há luz elétrica, Não corre água canalizada, muito menos estradas. Perde-se no silêncio de um vale entre as montanhas da Serra da Estrela (Portugal). Em tempos foi um autêntico santuário de pastores. Com dezenas de famílias, milhares de cabeças de gado.
Hoje, os mais velhos estão morrendo e os jovens fogem da dura sina de ser pastor. 365 dias por ano. O personagem Hermínio. 27 anos [hoje com 32], contraria o fim. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. Os sons das cassetes e do rádio puxam-no para fora de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Distantes e próximos. Na sociedade moderna, o futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor?
Diante dessa inquieta pergunta, que o publico que ira assistir ao filme, certamente fará, se... ainda há pastores, talvez, venham a encontrar as respostas nas historias dos Casais de Folgosinho.
O Festcineamazônia acontece de 04 a 08 de novembro com a Mostra Competitiva e Filmes Convidados, junto ao Teatro Banzeiros, nos turnos da manhã, tarde e noite. Essa exibição tem a parceria do CinEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (Portugal).

O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, parceiros de mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Nenhum comentário: