sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Música, animação e cinema abrem Festcineamazonia


O Teatro Banzeiros, em Porto Velho, será mais uma vez, testemunha de uma trajetória de amor e luta do cinema em prol da Amazônia. Tendo como mestre de cerimônias o ator Cacá Carvalho, a programação de abertura traz ao público, no dia 4 de novembro, a partir das 20h, a exibição de "Iskobakebo: um difícil reencontro", documentário de Fernando Valdívia.
O público também vai conferir a mais nova animação do Mapinguari, a criatura de pelo vermelho que de acordo com mitologia amazônica, vive nas profundezas da Floresta, sendo uma espécie de guardião da natureza. De pés virados para trás, ele vem há mais de uma década emprestando sua imagem e determinação ao Festcineamazonia. A curta animação deste ano é de Pedro Loureiro.
A programação encerra com o show da francesa Valerie Lu, que traz no repertório blues, jazz, MPB. A cantora vem trabalhando no CD "Saudade, mon Amour" (Sony Music), que reunirá sucessos música francesa que já fizeram sucesso no Brasil. O show terá participação de Marcello Ferreira, músico que fez carreira na França, e acompanhará Valerie Lu.
A programação vai até 8 de novembro. Além da mostra competitiva, que reúne mais de 35 filmes nacionais e internacionais, o festival também oferece sessões no Cinema no Bairro, Cinema no Terreiro, e na Escola vai ao Cinema.
 Há ainda mostra da produção audiovisual rondoniense, e de filmes convidados. Este ano vamos ver: "Iskobakebo", de Fernando Valdivia, "Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro", e "Língua Vidas em Português, ambos de Victor Lopes, "Abrakadabra", de José Araripe Jr, "Ainda há Pastores", de Jorge Pelicano, "O Nascimento de Jesus", de Mauricio Sabb, "As Batidas do Samba", de Bebeto Arantes, "O Veneno esta na mesa", de Silvio Tendler "Metamorfose", de Sebastian Mez, "Mbeubeuss, o Terreno Fértil para a Esperança", de Nicolas Sawalo, "Cidade de Deus 10 Anos Depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal. "Ainda há Pastores", de Jorge Pelicano, "Amazônia Eterna", de Belisario França, e "Amores Passageiros", de Augusto Canani.
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES,Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, Parceiros de Mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Nenhum comentário: