sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Lenha na Fogueira - 11.10.14

Amanhã dia 12 de outubro, vamos comemorar em um só dia, quatro festas. Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil; Nossa Senhora de Nazaré padroeira do estado do Pará e de muitas cidades da Amazônia, inclusive do Território Federal do Guaporé/Rondônia, o Dia das Crianças e ainda tem a festa no Distrito de São Carlos em homenagem a Nossa Senhora Aparecida

********
O festejo em São Carlos começou ontem (10) e só termina amanhã com a procissão. Aliás, a única procissão que acontece por terra e por água. É muito bonita a procissão de Nossa Senhora Aparecida em São Carlos. Depois da missa tem a famosa quermesse, onde acontece leilão de galinha, porco e outros prêmios. O bingo rola a todo o momento e o jogador concorre a galinha assada, bolo e muitos outras iguarias

*********
Apesar de São Carlos ter sido o Distrito de Porto Velho mais afetado com a cheia do Rio Madeira, com certeza sua população não vai deixar passar em branco a Festa da Padroeira. Nessas alturas o Xana’s Bar já foi reconstruído em outro local e o “mela coxa” vai rolar até o sol raiar na segunda feira.
*********
Enquanto isso em Porto Velho a festa é em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré com a realização do Círio vai acontecer em vários bairros, entre eles na Capela da Santa do bairro Igarapé que volta a acontecer após alguns anos em virtude de determinação da cúpula da igreja que queria que só fosse realizado um Círio de Nazaré em Porto Velho. Viram que não dei certo e voltaram com a procissão do bairro Igarapé.
********
A festa principal vai acontecer no Santuário Nossa Senhora de Nazaré que fica a rua Pau Ferro no bairro Castanheira.
********
O Fogueteiro Durante a procissão do Círio de Nazaré há mais de 30 anos, é o sambista Bainha que este ano nos convidou para degustar após a procissão de domingo, uma saborosa Maniçoba por ele preparada.

********
Enquanto a Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida será festejada no Santuário de Aparecida que fica a rua Amador dos Reis no bairro JK-III, antiga paróquia de São Tiago. Lá também vai acontecer a procissão, quermesses e outras atrações.

*******
É o turismo religioso que deveria ser mais bem explorado pela Superintendência de Turismo do estado de Rondônia e pelo Departamento de Turismo Municipal que é agregado à Semdestur.

********
A grande festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em Rondônia, acontece no município de Rolim de Moura onde Nossa Senhora é a padroeira. A Basílica em sua homenagem é uma das mais bonitas do nosso estado.

********
Por falar em festa em homenagem as Crianças, a escola de samba Asfaltão (sempre ela) realiza a sua amanhã, na Tenda do Tigre a rua Jacy Paraná esquina com a Brasília.

*******
Por falar nisso o Danilo filho do Makumbinha foi eleito e empossado presidente da escola de samba Asfaltão. A nova diretoria da Asfaltão é toda integrada pela juventude da escola. Valeu!

*******
Já que entramos no assunto escola de samba. Ontem dia 10, aconteceu na Casa da Cultura Ivan Marrocos as 17h00, reunião da Federação das Escolas de Samba de Rondônia - Fesec cuja pauta era a apresentação do pedido de afastamento de forma definitiva, do presidente Antonio Chagas Campo o Cabeleira por motivos de saúde.

*******
Para substituir o Cabeleira na presidência da Fesec, a diretoria da escola de samba Os Diplomatas indicou o sambista Hudson Mamede.

********

Nos dois anos da gestão do prefeito Mauro Nazif (2013/2014) ainda não aconteceram os desfiles das escolas de samba. Será que em 2015 vai acontecer? 

Nenhum comentário: