segunda-feira, 20 de outubro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 21.10.14

Lenha na Fogueira

Estava eu cá com meus botões, pensando: Quando os portovelhenses vão poder contar novamente com um líder político que pelo menos foi criado em Porto Velho.

********
Não precisa ter nascido, basta ter sido criado como foi o caso do Chiquilito Erse o último líder político criado em Porto Velho, aliás, não sei nem se posso considerar o Chiquilito como líder político, o que ele tinha mesmo era muito carisma. Todo mundo gostava dele.
********
O Chico apesar de só ter ganho duas eleições, uma para deputado federal e outra para prefeito e tendo sido o mais votado para o Senado (não assumiu por falta do tal de coeficiente eleitoral) era realmente nosso líder.
********
Depois que ele morreu, temos lutado para conseguir um substituto a altura, nem que seja só no carisma e o que vem acontecendo são decepções por cima de decepções.

********
Apesar de tudo, ninguém nunca ouviu falar que o Chiquilito era corrupto, que desviou recursos de qualquer obra. Ele andava de cabeça erguida por tudo quanto era canto da cidade sem que fosse cercado de seguranças. Pode até ter, mas, jamais ouvi falar que alguém era inimigo do Chiquilito. Nem mesmo os adversários políticos. Jerônimo Santana vivia bajulando e chegou a fazer obras para a prefeitura só para ganhar a simpatia do Chico.

********
Depois dele meu amigo, nenhum Portovelhense conseguiu se fazer líder. Tentamos com o Oswaldo Piana, o elegemos governador e deu no que deu. Aliás, não deu em nada; Olha que o Piana não foi tão mau governador não. Foi no seu governo que construíram o linhão de Samuel distribuindo energia praticamente para todo o estado de Rondônia.

********
Mesmo assim o Piana não sei por que, caiu no ostracismo após deixar o Palácio Presidente Vargas. Cadê ele hein?

*******
Aí veio um menino com pinta de líder, muitos votaram nele para vereador e em entrevista a esse colunista ele registrou: “Meu sonho é ser prefeito da minha cidade”, esse nasceu e se criou em Porto Velho, to me referindo ao amigo Emerson Castro que começou brilhantemente sua carreira política e realmente tinha tudo para ser o substituto do Chiquilito como líder político dos portovelhenses.


********
Não sei por conta de que, ele aceitou ser candidato a vice prefeito do Roberto Sobrinho e depois foi para o governo estadual ser secretário e praticamente abandonou a brilhante carreira política. Sei que como secretário ele exerce um cargo político, mas, a única pasta de secretário que serve para alavancar politicamente a carreira política do seu titular, é a de OBRAS, vide Raupp hoje senador e recentemente o Mosquini.

********
Secretário de Saúde e de Educação só leva “porrada”, é greve e mais greve. Não adianta construir hospital e escola que sempre fica faltando um posto de saúde ou uma sala de aula. É pra acabar qualquer carreira política.

********
Somos sem sombra de dúvida um povo a procura de um líder político que seja nato. Até apostamos no Roberto Sobrinho mas, ele não soube aproveitar a oportunidade e terminou com uma votação inexpressiva na última eleição.

********
Nossa esperança agora se prende em dois candidatos que foram eleitos na ultima eleição. Mariana Carvalho eleita deputada federal com significativa votação e o Léo Moraes eleito deputado estadual também com grande número de votos.

********
A Mariana tem futuro garantido e um dia ainda vai comandar o estado. O Léo Moraes se seus familiares deixarem, também tem tudo para galgar o posto de primeiro mandatário de Porto Velho. Quer dizer:

*******

Estamos vislumbrando duas luzinhas no fim do túnel! 

Nenhum comentário: