quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cacá Carvalho - Mestre Cerimônia do Festcine


É sempre uma atração a parte do Festcineamazônia a presença do Mestre de Cerimônias. Nos últimos quatro anos, a atriz Ingra Liberato, o ator Gero Camilo e a atriz Cristina Lago assumiram essa função, cada um trazendo o próprio estilo no momento de apresentação de cada noite.
Não deve ser diferente com o ator Cacá Carvalho. Nascido em Belém do Pará, começou sua carreira de ator ainda nos anos 70, com os ensaios de “Macunaíma”, adaptação do livro de Mário de Andrade sob a direção de Antunes Filho. Com “Macunaíma”, recebeu inúmeros prêmios, no Brasil e no exterior. Já na década de 80 produz e interpreta “Meu Tio O Iauaretê”, de Guimarães Rosa, com adaptação de Walter George Durst e direção de Roberto Lage e recebe inúmeros outros prêmios.
Na televisão, em l998 participa da novela “Torre de Babel”, de Sílvio de Abreu e da minissérie “A Muralha”, de Maria Adelaide Amaral, com direção de Denise Sarraceni, para a TV Globo. Ainda em l998, participa como ator e faz a preparação de elenco do filme “Outras Estórias”, direção de Pedro Bial para cinco contos de Guimarães Rosa.
Tem ainda, além da grande carreira consolidada como ator, destaque fundamental na Itália onde dá aulas em vários cursos de formação para atores, e ainda, em l994, participa da montagem “O Céu por Terra”, com direção de Roberto Bacci e viaja por diversos países.
Em 2007 estréia na Itália a leitura cênica ”A Destruição do Homem”, de Luigi Pirandello, com direção de Roberto Bacci e produzido pela Fondazione Pontedera Teatro. No ano de 2009, dirige o espetáculo “Os Figurantes”, com texto de Claudia Barral e do grupo da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. Em 2010 estréia e excursiona com o espetáculo “O Hóspede Secreto” pela Itália e Brasil.
Dos anos de 2011 a 2014 circula pelo Brasil com os espetáculos “O Hóspede Secreto”, “A Poltrona Escura” e “O Homem com a Flor na Boca” e “umnenhumcemmil”, formando assim a Trilogia Pirandello.
O Festcineamazônia acontece de 04 a 08 de novembro e tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, parceiros de mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.



Nenhum comentário: