quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Lenha na Fogueira - 24.10.14



No final da campanha, os dois candidatos ao governo do estado, resolveram convocar o pessoal da cultura para saber de suas necessidades.

********
O primeiro foi o candidato do PSDB que segundo alguns produtores culturais que estiveram no encontro, apesar de ter tudo para deixar os envolvidos com os segmentos culturais, saírem satisfeitos da reunião, não soube ou não tinha o que apresentar o que deixou muitos frustrados.
*********
Tenho assistido aos programas do horário político e aos debates, o que ouço é o candidato dizer que se eleito, vai realizar o Flor do Maracujá, o Carnaval e a Expovel. E aí, cultura é só isso?

********
O Flor do Maracujá deste ano aconteceu e foi o melhor dos últimos anos. A festa foi Coordenada (realizada) pela Federação de Grupos Folclóricos – Federon, com o apoio do Governo do Estado de Rondônia através da Secel. Além da parceria com a prefeitura através da Funcultural.

********
Então é bom que se diga que o Flor do Maracujá jamais deixou de ser realizado no atual governo. O que aconteceu foi que o governo não firmou convênio para repassar recursos para os grupos em 2013 porque o Tribunal de Contas do Estado impediu e em 2014 por ser ano eleitoral. Mas os grupos se apresentaram mesmo assim.

********
Aliás, esse negócio do governo não repassar recurso vem desde o governo do seu João Cahula em 2010, nesse foi pior ainda, pois a Federação conseguiu aprovar o Projeto no MinC para captação de recursos via Lei Rouanet e nossas empresas não colaboraram com nada. As Zuzinas deram uma mixaria e não quiserem nem recibo da Rouanet talvez com vergonha do valor doado.

********
Como a Federon não conseguiu sequer captar 20% do valor aprovado, não pode mexer no dinheiro que foi depositado na conta específica, que é controlada pelo Governo Federal através do Ministério da Cultura. O que o governo estadual deixou de repassar ao grupos é um valor referente ao convênio de 2012 que foi embargado pelo TCE em virtude de uma prestação de contas do convênio que saiu em nome da Federon, mas, o dinheiro foi para pagar a cobertura ao vivo do Arraial através de um canal de televisão.

********
Rondônia, para quem é mal informado, é um dos cinco estados brasileiros que tem o Sistema de Cultura- SEC Implantado, inclusive, com o Conselho de Cultura com seus Conselheiros eleitos nomeados e empossados e reunindo. O que falta é colocar em funcionamento o Fundo de Cultura que segundo a superintendente Eluane Martins da Secel, não pode funcionar em 2014 porque os recursos para a abertura da conta não foram incluídos no Orçamento do ano. “Em 2015 o Funcultura estará funcionando a todo vapor independente de quem ganhar a eleição, porque faz parte do Orçamento da Secel para 2015”.

********
A reunião com membros dos segmentos culturais com a Coordenação da Campanha da Coligação Rondônia no Rumo Certo aconteceu na noite de quarta feira 22, e reuniu gente de todos os segmentos culturais. A roupa suja foi lavada e todos saíram satisfeitos após as explanações dos representantes do governo estadual. Ex a diferença entre uma reunião e outra.
*******
É por isso amigos, que não podemos dizer que o atual governo ou o governador Confúcio Moura não fez nada pela cultura. Fez e fez muito. Pecou em alguns setores, mas, no geral, tem dado conta do recado. Basta ver o Teatro Palácio das Artes Rondônia e o teatro Guaporé recém inaugurados.

********

Por isso é bem melhor seguir o adágio popular: Não troque o certo pelo duvidoso! 

Nenhum comentário: