sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Lenha na Fogueira - 25.10.14

Na próxima terça feira 28, se comemora o dia do Servidor Público e de acordo com portaria publicada pela prefeitura e governo estadual o feriado foi antecipado para a segunda feira dia 27.

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

*********
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

*********
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

********
O que quero lembrar, é do tempo que o dia do Servidor Público era festejado com tudo que se tinha direito em se falando de festejo de vergonha. To me referindo ao tempo que o governador era o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira o nosso querido Teixeirão.
********
Naquele tempo a festa era coordenada pela direção da Associação do Servidores Públicos de Rondônia – ASPRON que teve os presidente Kida Fróes, Flávio Daniel entre outros, porém foi sob a presidência desses dois que a festa aconteceu com mais brilho.

********
Naquele tempo, Teixeirão liberava recursos para a Aspron realizar a festa inclusive, com a presença de cantores famosos nacionalmente como foi o caso de Martinho da Vila.

********
Além das atrações musicais muitos prêmios eram sorteados, inclusive carro, moto e outros menos valiosos como geladeiras, ventiladores, fogão, sofá, jogo de panela e muito mais.
********
Veio Elba Ramalho e outros cantores que estavam na onda do sucesso. As festas aconteciam no estádio Aluizio Ferreira ou no ginásio Cláudio Coutinho.
********
O interessante era que no tempo que o Teixeirão realizava estas festas, não tinha eleição, o que quer dizer, que a festa não tinha conotação política eleitoral. Era uma festa para o Servidor Público curtir de verdade e quem sabe, até levar um bom prêmio para casa. Cheguei a ganhar um ventilador numa dessas festas.
*********
As senhas para se concorrer a premiação eram distribuídas pela equipe da Aspron entre os servidores de todas as secretarias e no dia 28 de outubro a maioria comparecia, não para ouvir discurso de político, mas, para curtir os shows dos artistas locais e nacionais.

********
Depois do Teixeirão se não estou enganado, o único governador que fez festa para o Servidor foi o Piana os demais mal assinavam a portaria concedendo ponto facultativo pelo dia do Servidor Público.

********
Hoje os servidores públicos dão graças a Deus pelo ordenado sair no mês trabalhado. As comemorações ficam a mercê do secretário de cada pasta. Os bonzinhos ainda oferecem churrasco aos seus comandados e até sorteio alguns brindes. Outros nem sabem o que se comemora no dia 28 de outubro.

*******
O Servidor Público deveria ser a categoria mais valorizada por todo mundo, pois é ele que faz a máquina Brasil funcionar. Por mais que seja considerado chato e alguns como puxa saco. O Servidor Público merece nosso respeito e consideração, até porque somos um deles.

********
Já que nada foi programado pelos nosso governantes para comemorar o dia do Servidor Público, vamos nos preparar para festejar a vitória do nosso candidato. Você pode festejar a vitória do seu e eu a do meu candidato.

********
Pela passagem do dia do Servidor Público tanto o governo estadual como o municipal decretou ponto facultativo na próxima segunda feira. É melhor do que nada!

Nenhum comentário: