terça-feira, 1 de outubro de 2013

PORTO VELHO NA VÉSPERA DO CENTENÁRIO

Eita Porto Velho, velho de guerra, hoje completas 99 anos como município, primeiro do estado do Amazonas e agora do estado de Rondônia. Porto Velho de Jonathas Pedrosa a Aluizio Pinheiro Ferreira, de Jorge Teixeira a Confúcio Moura; do Major Guapindaia ao Dr. Mauro Nazif. Ponto Velho, Porto Amazônico, Porto Velho dos Militares e Porto Velho do velho lenhador e Porto Velho. Porto Velho do tempo dos ingleses, dos casarões de pinho de riga, Casa 3, Casa 6, Paraíso e Pensão do Napoleão. Porto Velho dos velhos carnavais nos clubes Internacional, Noroeste, Ypiranga, Imperial. União Operária, Danúbio Azul Bailante Clube, Guaporé e Bancrévea. Porto Velho das escolas de samba Diplomatas e Caiari. Porto Velho da Varanda Tropical do Porto Velho Hotel. Porto Velho dos times de futebol: Ypiranga, Ferroviário, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Rondônia, São Domingos e Moto Clube. Porto Velho campeão da Amazônia.
Porto Velho, dos arraiais ao redor da Catedral nos meses de maio e outubro. Porto Velho de quando a brincadeira de Boi Bumbá era na rua. Porto Velho dos festivais folclóricos da quadra do Barão do Solimões, da Voz da Cidade do Fuad Nagib e Humberto Amorim. Porto Velho do trem horário da Madeira Mamoré.
Porto Velho da buraqueira, do tempo da poeira e do lamaçal que toma conta das tuas ruas até os dias de hoje.
Porto Velho das retretas na praça Marechal Rondon, do Cine Resk, Cine Brasil e Cine Lacerda. Porto Velho do Clipper do João Barril e do Bar Central. Porto Velho da Casa Saudade e Pernambucana. Porto Velho da lancha do Beiradão e do trem da Feira. Porto Velho da feira em frente ao  Mercado Municipal, que hoje é Cultural. Porto Velho da rua do Coqueiro e da Feira Modelo hoje Mercado Central. Porto Velho da Serraria Santo Antônio e das Oficinas da EFMM. Porto Velho da procissão do Círio de Nazaré, da procissão do Senhor Morto e de São Francisco. Porto Velho dos navios Lobo D’Almada, Augusto Monte Negro e Leopoldo Perez, do Pontão Aripuanã e do Plano Inclinado. Porto Velho das cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio, Porto Velho das Piracemas. Porto Velho de Chiquilito, Serpa do Amaral, Luiz Gonzaga e Tião Valladares. Porto Velho de Saleh Morebh, Anízio e Emil Goarayeb, Ary Pinheiro e Marize Castiel. Porto Velho da Rádio Difusora do Guaporé e Rádio Caiari. Porto Velho dos jornais O Município, Alto Madeira, O Guaporé, Estadão do Norte e Diário da Amazônia.
Porto Velho Meu Dengo do Ernesto Melo, Porto, Velho Porto do Silvio Santos, Sete de Setembro do Bainha, Porto Velho Terra Maravilhosa do Piaba.
Porto Velho que completa 99 anos nesta quarta feira dia 02 de outubro de 2013. Quero estar contigo, na festa do teu centenário no dia 2 de outubro de 2014. Parabéns!

Nenhum comentário: