terça-feira, 29 de outubro de 2013

CIRCULANDO CULTURA - OS BICHOS TAMBÉM AMAM


As comunidades dos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre e Abunã prestigiaram durante toda a semana uma série de atividades culturais e artísticas, que fazem parte do projeto “Circulando Cultura nos Distritos” da Fundação Cultural de Porto Velho. O espetáculo de rua “Os Bichos Também Amam” foi um dos destaques da iniciativa e que arrancou gargalhadas e aplausos de todos os presentes. A apresentação é direcionada ao público infantil, mas tem conquistado todas as idades. Uma história que mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie.
O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Totó). Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente.

Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração. O texto e direção são de Eules Lycaon e do elenco fazem parte os atores Carina Tainá, Leandro Scantbelry, Danny Moschini e o próprio diretor. “A receptividade do público é maravilhosa. As crianças se encantam com o figurino, com a história, e até querem interferir na narração, como se fosse algo verdadeiro. E isso demonstra que estamos conseguindo atingir nosso objetivo”, disse Eules. “Gosto de fazer teatro para crianças, elas são participativas, nos empolgam, são observadoras, e isso ajuda a melhorar cada vez mais o nosso trabalho”, comentou Danny. Segundo Eules a peça iniciou com o grupo Evolução que nasceu em julho do ano de 2004, e desde a sua fundação trabalha com peças teatrais convencionais, palco de rua e teatros de bonecas. O grupo se apresentou em vários municípios de Rondônia, como em festivais nacionais, a exemplo do Festival de Curitiba. “E hoje estamos no projeto Circulando Cultura nos Distritos, uma grande iniciativa da Prefeitura e que terá bons frutos, pois a arte também educa, seja ela na dança, na música, no teatro, no artesanato etc. Esperamos participar de outras propostas como esta”, frisou o diretor.

Nenhum comentário: