terça-feira, 8 de outubro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 09.10.13

A Casa da Cultura Ivan Marrocos recebe nesta quarta feira dia 9, a exposição “O Rio da Dúvida”, o que conta a história da expedição científica Rondon-Roosevelt.

**********

Painéis com citações dos diários dos desbravadores Rondon e Roosevelt de 1914-1915, além de fotografias cedidas pelo Museu do Índio do RJ, pela Biblioteca do Museu Americano de História Natural e pela faculdade de Harvard mostram os momentos mais marcantes desta expedição centenária.


**********
A inspiração para o trabalho foi o livro “O Rio da Dúvida: a sombria viagem de Theodore Roosevelt e Rondon pela Amazônia” (2005) da escritora americana Candice Millard, que valoriza a cultura local e reforça a história de parceria entre Brasil e Estados Unidos.
*********
A exposição foi preparada pela Embaixada Americana e apresentada nos Consulados Brasileiros como tema da comemoração da Independência dos Estados Unidos (4 de julho). Segundo Martha Buhler, marketing da TV Rondônia, o objetivo é que este trabalho seja itinerante. “Vamos iniciar pela Casa de Cultura e depois queremos seguir pelas praças, escolas e outros espaços na capital e no interior”, destacou.
**********
Depois dessa expedição o Rio da Dúvida passou a ser chamado de Rio Rooselvet, diz a lenda que é lá que ficam as Minas de Urucumacuã.


********

Lamentamos a falta de uma maior divulgação dessa exposição, que tem muita a ver com a história de Rondônia e por isso, precisava ser mais divulgada. Que tal se os responsáveis conseguissem que o governo estadual colocasse transporte para levar os estudantes para verem e aprenderem sobre nossa história durante o tempo que a exposição ficar na Ivan Marrocos.

**********

Mudando de assunto e continuando com a contação de Estórias. O Dr. Samuel Castiel enviou através do Hokney o livro “Trem Vivo”. Agora vou conhecer as Estórias da EFMM. Tô falando do imaginário do trio Viriato Moura, Yedda e Samuel


*********
Enquanto isso a escritora Sandra Castiel está comunicando que seu livro PROFESSORA MARISE CASTIEL E RONDÔNIA: EDUCAÇÃO, CULTURA , POLÍTICA já está na gráfica e o lançamento marcado para o dia 1 de novembro (sexta-feira).


*********
Independente do convite impresso, já me sinto convidado oficialmente pela Sandra a “Sinhá Moça” do enredo da escola de samba Pobres do Caiari, no carnaval de 1970, quando tivemos a oportunidade de compor o primeiro samba enredo de uma escola de samba de Porto Velho: “Sinhá Moça e a Abolição” uma pesquisa da professora Marise Castiel.


*********

Por falar em carnaval, todo indica que a partir do lançamento do samba da escola de samba Acadêmicos do São João Batista as demais agremiações carnavalescas passarão a divulgar seu sambas também.


********
O compositor Ernesto Melo é o responsável pelo samba enredo da escola de Sam Império do Samba que é presidida pelo Mirim e vai contar a história da Igrejinha de Santo Antônio que completou 100 anos de inauguração no dia 21 de setembro passado.

********
No Asfaltão os bastidores estão fervendo com as “fofocas” entre as parcerias que estarão concorrendo no concurso do samba enredo 2014.

*********
A Diplomatas encomendou o samba ao Carlinhos Maracanã e o Armário Grande ainda não distribui a sinopse do enredo pesquisado pelo professor Marcos Teixeira.


********

A Unidos da Rádio Farol espera a sinopse que deve ser apresentada pelo João Carlos Alves até o final desta semana.

*********

É o carnaval das escolas de samba começando a pegar fogo em Porto Velho. Fui!

Nenhum comentário: