quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 18.10.13

Lembra que outro dia escrevi neste espaço, que todos de todos os segmentos culturais, estavam colocando a maior fé na administração Emerson Castro a frente da Seduc, secretaria a qual está agregada a agora Superintendência de Cultura – Secel!
*********
Pois então! Quarta feira passada, atendendo chamamento da deputada Epifânia Barbosa presidente da Comissão de Cultura da ALE. Emerson se comprometeu em nome do governo, a firmar parceria com a Funcultural na realização do Carnaval do Centenário de Porto Velho. “Este ano não, mas, para o ano, creio que até meados de janeiro vamos fazer repasse financeiro às escolas de samba”.

********
O presidente da Fesec Rogério Nunes presente à reunião, feliz da vida, agradeceu a deputada Epifânia pela articulação.

********
Aliás, por falar em Epifânia, devemos nos desculpar por termos nos precipitados ao acusá-la de traição para com os segmentos culturais, ao votar pela aprovação da transformação da Secel em Superintendência. Durante a reunião ficamos sabendo através da própria deputada, que seu voto foi dado em troca da garantia do governo estadual, do aporte de R$ 2 Milhões para o Fundo Estadual de Cultura em 2014. Deputada Epifânia perdoa nós pelo amor de Deus!

********
Quando muitas vezes criticamos a administração das secretarias de cultura, seja estadual ou municipal, não estamos nos referindo à pessoa do secretário ou secretária, pois sem apoio não tem secretária que consiga realizar alguma coisa. Muitas vezes como temos visto, o titular da pasta tem ótimas idéias e projetos, mas, fica impossibilitado de colocar em pratica por falta de recursos.

********
Por isso colocamos outro dia neste espaço, nossa fé no secretário Emerson Castro. Afinal de contas, ele é do ramo cultural e de eventos e por isso, temos certeza que a agora Superintendente da Secel Eluane Martins, vai poder realizar os projetos que estão engavetados por falta de apoio. Na reunião da ALE Emerson pediu aos carnavalescos, que apóem a Eluane “uma técnica muito competente”.

********
Isso quer dizer que a Secel partir de agora, conta com o apoio do secretário de educação Emerson Castro e com isso, todos de todos os segmentos culturais, poderão contar com dias melhores a partir de janeiro de 2014. Este ano a “vaca’ já foi pro brejo!

********
Estamos agendando entrevista com o Emerson Castro. Caso sua assessoria consiga agendar, no próximo domingo publicaremos e então, todos ficaremos sabendo dos projetos reservados para a Cultura e o Esporte no estado de Rondônia.

********
Depois dessa vou pegar minha viola por no saco e ensaiar com o Silvinho nossa apresentação no Viradão Digital/Cultural, que vai acontecer neste final de semana na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A festa promovida pelo SESI e SENAI começa as 18h00 de sábado dia 19 e só termina domingo dia 19, também as 18h00.

*********
Caro Zekatraca! Agradeço a lembrança de nossa Agremiação em sua coluna no dia 16.10.13 em referência ao nosso enredo para o Carnaval do Centenário. Diferente do ano passado resolvemos adotar a Lei do Silêncio.
**********
Nosso tema já foi escolhido e se não me engano fomos os primeiros a protocolar tanto na Fundação Cultural quanto na Fesec. Em reunião a diretoria resolveu de maneira mais justa convidar o nosso Baluarte Ernesto Melo para tecer as poesias de nosso Hino, nada mais justo do que o Poeta da Cidade escrever sobre o Centenário. Sandro Sarara do GRES Zona Leste

********

Dessa vez a cultura vai!

Nenhum comentário: